Kundalini Yoga é uma ciência que trabalha o ser em sua totalidade física, mental, emocional e espiritual. Sabemos que tudo é energia, tudo vibra, inclusive o conjunto de corpos (denso e sutil) que compõem o ser humano. Esses corpos estão em constante troca com o ambiente a sua volta. A maneira como experienciamos essa troca depende da nossa capacidade de transformar energia densa em sutil. 
Resumindo: ou você torna-se consciente do fluxo de energia que alimenta seus padrões de comportamento e domina-o e o direciona para os seus objetivos ou ele domina e dirige você. 
É aqui que o Kundalini Yoga se encaixa: você irá aprender a sentir sua energia, experimenta-la, direcioná-la para estar em equilíbrio diante de qualquer situação.

Kundalini Yoga foi introduzido no Ocidente pelo Mestre indiano Yogi Bhajan em 1968, quebrando séculos de tradição que proibia o ensino de conhecimento para o público – na época essa ciência era unicamente ensinada por yoguis já formados mestres de outras linhas do yoga.

Yogi Bhajan, filho de um médico, nasceu em 26 de agosto de 1929, numa parte da Índia hoje pertencente ao Paquistão. Ele passou sua juventude em ambientes privilegiados, teve uma educação exclusiva. Ele estudou em escolas Católicas, responsáveis ainda hoje pela melhor educação das crianças indianas.

Aos 8 anos de idade ele começou seu treinamento com um professor iluminado, Sant Hazara Singh, quem o proclamou Mestre de Kundalini Yoga aos 16 anos de idade.
No ano 1947, num tempo de guerra civil, baseado em conflitos religiosos entre os muçulmanos e hindus, cheio de tumultos causados pela divisão entre Paquistão e Índia. Tinha, nesse momento em que o Paquistão se separava da Índia, a idade de 18 anos, conseguiu levar a maioria da população, 7.000 pessoas, do seu vilarejo para a região de Nova Deli, em plena caminhada a pé e atravessando as linhas de batalha (aproximadamente 700 km).

Em 1968 ele deixou a Índia e embarcou para o Canadá para ensinar na Universidade de Toronto. Dois meses depois da chegada em Canadá, Yogi Bhajan partiu para uma visita a Los Angeles. Lá ele encontrou-se com inúmeros jovens hippies, que passaram a ter nele uma referencia para genuínas experiências espirituais. Nesta época estes jovens começaram a trocar as drogas pelo Kundalini Yoga e descobriram nesta pratica uma fonte simultânea de reconstruir seus sistemas nervosos e experimentar estados elevados de consciência.


Seus ensinamentos influenciaram âmbitos diversos, tais como os da comunicação, da cura, dos negócios, da religião, da política.