"Eu poderia ter ensinado Hatha Yoga como todos os outros. Eu sou um bom Hatha Yogue. Na índia, quando os Hatha Yogues ficavam doentes, eu podia curá-los. Eu sou um especialista em yogaterapia, onde você usa as posturas de Hatha Yoga, alguns mudras, kriyas e nutrição para tratar pessoas.
yb01Eu escolhi não ensinar somente Hatha Yoga. Eu comecei a ensinar Kundalini Yoga e todos diziam: “Será difícil e não será popular”. Ninguém realmente quer ter consciência no Ocidente. “Você deveria começar com Hatha Yoga!” Eu tinha que decidir: “Vou fazer isto comigo e pegar o caminho mais fácil ou vou entregar o conhecimento sem diluir, como um legado para estas pessoas?” Eu senti que as pessoas, no Ocidente, precisavam do tipo de sistema que pudesse dar-lhes uma compreensão positiva e consciência em pouco tempo. Esse sistema tinha que ser suficientemente forte e prático para que qualquer pessoa da família pudesse praticá-la.
Todos os sistemas tradicionais de Hatha Yoga eram destinados aos alunos que podiam limitar ou retirar-se da vida normal. Não há nenhum sistema, que eu conheça melhor que Kundalini Yoga. Embora Raja Yoga seja magnífica, é muito mental, e um aluno tem que estar muito bem preparado para ela.
A beleza de Kundalini Yoga é que, se você pode simplesmente sentar-se em qualquer lugar, fixar o ritmo automático de seu pranayama (controle da respiração), adicionar um naad criativo (som interno), sua mente torna-se focada e equilibrada. Em um único kriya você pode alcançar imediatamente um completo equilíbrio físico, mental e espiritual. Funciona tão efetiva e rapidamente em função da sua completude, equilíbrio e energia.
Desde que qualquer método, da oração à dança, para ajudá-lo a alcançar a Consciência Universal deve, conseqüentemente, elevar a kundalini para alcançar seu objetivo, por que não começar direto com Kundalini Yoga?"
(Yogi Bhajan)