Harbhajan Singh (Yogi Bhajan) descende de uma família de fazendeiros, a qual possuía uma aldeia completa. Consequentemente, toda a aldeia festejava o dia de seu aniversário. Ele era pesado todos os anos de tantos quilos quanto pesava era distribuído em moedas de
ouro, prata e cobre, e seu peso multiplicado por sete também era distribuído em trigo para 
os pobres da aldeia. Desta tradição de alimentar os pobres é que veio a consciência do 
serviço em seu ser.

Sua educação foi única, porque ele era o único menino que frequentava uma escola para 
meninas em um convento católico. Ele frequentemente irritava a madre superior com suas 
respostas profundas. Uma vez, foi repreendido por uma das freiras por seu atraso à missa, 
porém, deixou a freira sem palavras com sua resposta profunda. Ele disse à freira que ao 
ouvir os sinos tocarem ele achou o som tão belo que a única coisa que ele podia pensar
naquele momento era em Deus, assim entrou em estado meditativo e não havia em seu ser
nenhuma razão que fizesse sair daquele estado enquanto os sinos não deixassem de tocar.

Harbhajan Singh desde cedo apresentou grande afinidade com a medicina e fazia perguntas 
a seu pai sobre a prática da medicina e era sensível a todos os tipos de conhecimentos 
antigos, incluindo técnicas de prevenção, dieta, remédios alopáticos e homeopáticos.


O mestre que mais teve influência sobre Harbhajan Singh durante seus anos de formação 
foi o seu avô, Sant Bhai Ji. Ele costumava sentar o menino no seu colo e contar estórias com ensinamentos que o inspirassem a viver uma linha reta, que o ajudassem a encontrar sua natureza espiritual e a renunciar sua natureza passional.

Harbhajan Singh teve outro importante mestre em sua vida, Sant Ranjit Singh, que lhe 
ensinou entre outras coisas a espiritualidade universal comparativamente a outros 
pensamentos e conceitos religiosos. Era um tema muito profundo para um jovem, mas 
Harbhajan Singh não era um jovem comum, como demonstraria posteriormente.

Em sua vida, teve muitos mestres, pois, sua mente inquisitiva e sua sede de sabedoria o 
guiaram para receber os exemplos de todos que ele conheceu. Mais além de seu 
meio-ambiente, ele visitou muitos santos, sábios e sadhus, que sempre tinham algo novo 
para compartilhar com ele.

Sua avó paterna, Ishar Kaur, também teve importante influência sobre ele. Ele contava a 
seguinte história sobre sua avó: “Uma vez eu lhe perguntei por que quando trabalhava, 
sempre cantava Gurbani (canções do Guru) e ela respondeu, “As mulheres existem para 
purificar e santificar tudo o que existe sobre a Terra. Tudo o que as mulheres tocam, se 
torna divino e a única maneira de tornar algo divino é santificá-lo eu purifica-lo com a
 palavra do Guru”.

O mestre de Siri Singh Sahib, Sant Hazara Singh, era incrivelmente restrito. Quando 
Harbhajan Singh começou seus treinamentos, havia muitos alunos e se algum cometia um 
só erro era despedido. Uma vez o aluno, para não ser despedido, lançou-se aos pés de 
mestre e chorou por oito horas. O mestre ficou em pé e imóvel e mesmo assim, quando o 
aluno terminou, ele o despediu.

Outra lição dolorosa que ele teve de passar foi quando o mestre disse a seus alunos que 
não voltaria a vê-los cara a cara. O mestre pediu isso porque ele era um conhecido 
guerreiro que lutava contra os opressores ingleses. Anos depois, quando passou pela aldeia
onde vivia seu mestre Sant Ji, Harbhajan Singh mandou um mensageiro avisá-lo que ele 
passava por ali e pedia uma audiência. Sant Ji lhe respondeu com uma nota que dizia:
“Eu sei, siga em frente”. A dor da separação deve ter sido muito grande, mas as ordens
foram cumpridas por seus discípulos.

O estudo e a prática de yoga não era incomum na Índia, e assim Harbhajan Singh continuou 
seu aperfeiçoamento desta ciência divina e, ao mesmo tempo, também praticava esportes, 
ganhando alguns prêmios. Chegou a ser capitão do time de futebol, porque era o melhor 
jogador de futebol e de hockey. Era querido por todos seus companheiros e mestre.
Graduou-se em 1950 com honras da Universidade de Punjab com licenciatura e mestrado 
em Economia.


Em 1947, quando o Paquistão separou-se da Índia, Harbhajan Singh guiou sua família a 
sua aldeia inteira e muitos homens, mulheres e crianças de áreas vizinhas, para sair do 
Paquistão através de quilômetros infestados de ladrões e bandidos.

Após terem fugido do Paquistão com somente o que tinham no corpo, chegaram à cidade de
Nova Delhi, sem casa e sem dinheiro. Mas com muito trabalho, dedicação e força de 
vontade para vencer, a família de Siri Singh Sahib estava novamente erguida
 financeiramente.
 
Com toda sua tendência para busca espiritual, Harbhajan Singh manteve o equilíbrio. 
Concentrou-se no sentido do dever e responsabilidade com a sua família. Também cumpriu 
com as tradições de Sikh Dharma, que incentivam a busca completa através do casamento.
Depois de terminar seus estudos, estabeleceu-se como oficial a serviço do governo da Índia 
e casou-se aos vinte e quatro anos com Sardarni Inderjit Kaur, em 1953. Ela era filha de
Bhai Sahib Kartar Singh Ji, um homem simples, de grande devoção para o Guru. Sua esposa,
Rawel Kaur era a personificação da bondade e do serviço e jamais levantou a voz para
ninguém. No seio desta família nasceu Bibi Inderjit Kaur, cujo destino estava marcado para
ser a esposa do futuro Siri Singh Sahib.

Já nesta época Harbhajan Singh tinha uma visão clara de sua missão e do que seria a sua
vida de serviços à humanidade. Ele viu na sua esposa um comportamento piedoso e uma 
grande capacidade de sacrifício, capacidade que tornaria possível o auto-sacrifício em 
relação ao seu marido pelo bem da missão do Guru.

No começo de seu casamento, ele se acostumou a escutar as orações (banis) que ela
recitava todas as manhãs. Ela havia sido instruída a recitar e compreender o Siri Guru 
Granth Sahib (livro sagrado dos Sikhs). Harbhajan Singh passava suas horas livres dando 
conselhos espirituais para quem o procurava e Bibi Inderijit Kaur lhes servia comida, 
hospitalidade e amor, seguindo o exemplo de Mata Khivi, a esposa de Guru Angad 
(o segundo Guru Sikh). Com espírito de meditação, amor e hospitalidade iam educando
seus três filhos e planejando o futuro em que dedicariam suas vidas como missionários 
do Guru. Este dia chegaria antes do imaginado.

Uma das experiências mais importantes da vida de Harbhajan Singh foi quando ele
reconheceu ser  seu próprio caminho espiritual e seu Guru pessoal o  Guru Ram Das. Este 
foi um momento crucial que iria marcar seu futuro. Como oficial do governo foi designado 
para várias cidades da Índia. Em 1960 foi enviado  a um distrito na periferia de Amritsar 
(a cidade do Templo Dourado). Durante esta época aproveitou a oportunidade para lavar o 
piso de mármore de Harimander Sahib, o Templo Dourado. Como Sikh, sabia  naturalmente 
o significado especial do Templo Dourado e da cidade santa de Amritsar. Sabia que, além 
de sua busca espiritual, estava a humildade e o desempenho do serviço (seva) mais humilde
para encontrar a realização do que estava buscando.

Harbhajan Singh esteve dezoito anos a serviço do governo da Índia. Através de seu trabalho
conquistou uma reputação de absoluta honestidade e integridade, assim como o respeito e 
a admiração de todos os oficiais.

Sabia-se que, uma vez que ele tomava uma decisão, era impossível fazê-lo mudar, 
tampouco seria enganado, pois, tinha a capacidade de ler a aura e, assim, saber quem 
estava com a verdade.

Alguns incidentes em setembro de 1968 começaram a mudar a vida de Harbhajan Singh, e
o incidente final ocorreu quando um canadense apareceu na alfândega de Nova Delhi. Este 
homem estava procurando um yogi para ir ao Canadá e ensinar yoga na Universidade de 
Toronto. Assim foi feita a conexão. Harbhajan Singh explicou a este senhor toda sua
experiência de yoga e se ofereceu para assumir o cargo. Em poucos dias os preparativos 
foram feitos.

Em setembro de 1968, Harbhajan Singh entregou seu pedido de demissão. Sua família 
permaneceria em Nova Delhi até que as circunstâncias fossem propícias para que todos se 
reunissem no Canadá. Ele tinha uma grande fé em Deus e no Guru em que finalmente seu 
destino se cumpriria. Antes de partir escutou esta hukam (leitura de Siri Guru Granth Sahib):

 
“PELA GRAÇA DO GURU TERÁS GOZO SECULAR E SOBERANIA ESPIRITUAL."
(GURU ARJAN, 211)