Harbhajan Singh (Yogi Bhajan) descende de uma família de fazendeiros, a qual possuía uma aldeia completa. Consequentemente, toda a aldeia festejava o dia de seu aniversário. Ele era pesado todos os anos de tantos quilos quanto pesava era distribuído em moedas de ouro, prata e cobre, e seu peso multiplicado por sete também era distribuído em trigo para os pobres da aldeia. Desta tradição de alimentar os pobres é que veio a consciência do serviço em seu ser.
Sua educação foi única, porque ele era o único menino que frequentava uma escola para meninas em um convento católico. Ele frequentemente irritava a madre superior com suas respostas profundas. Uma vez, foi repreendido por uma das freiras por seu atraso à missa, porém, deixou a freira sem palavras com sua resposta profunda. Ele disse à freira que ao ouvir os sinos tocarem ele achou o som tão belo que a única coisa que ele podia pensar naquele momento era em Deus, assim entrou em estado meditativo e não havia em seu ser nenhuma razão que fizesse sair daquele estado enquanto os sinos não deixassem de tocar.
Harbhajan Singh desde cedo apresentou grande afinidade com a medicina e fazia perguntas a seu pai sobre a prática da medicina e era sensível a todos os tipos de conhecimentos antigos, incluindo técnicas de prevenção, dieta, remédios alopáticos e homeopáticos.
O mestre que mais teve influência sobre Harbhajan Singh durante seus anos de formação foi o seu avô, Sant Bhai Ji. Ele costumava sentar o menino no seu colo e contar estórias com ensinamentos que o inspirassem a viver uma linha reta, que o ajudassem a encontrar sua natureza espiritual e a renunciar sua natureza passional.
Harbhajan Singh teve outro importante mestre em sua vida, Sant Ranjit Singh, que lhe ensinou entre outras coisas a espiritualidade universal comparativamente a outros pensamentos e conceitos religiosos. Era um tema muito profundo para um jovem, mas Harbhajan Singh não era um jovem comum, como demonstraria posteriormente.
Em sua vida, teve muitos mestres, pois, sua mente inquisitiva e sua sede de sabedoria o guiaram para receber os exemplos de todos que ele conheceu. Mais além de seu meio-ambiente, ele visitou muitos santos, sábios e sadhus, que sempre tinham algo novo para compartilhar com ele.
Sua avó paterna, Ishar Kaur, também teve importante influência sobre ele. Ele contava a seguinte história sobre sua avó: “Uma vez eu lhe perguntei por que quando trabalhava, sempre cantava Gurbani (canções do Guru) e ela respondeu, “As mulheres existem para purificar e santificar tudo o que existe sobre a Terra. Tudo o que as mulheres tocam, se torna divino e a única maneira de tornar algo divino é santificá-lo eu purifica-lo com a palavra do Guru”.
O mestre de Siri Singh Sahib, Sant Hazara Singh, era incrivelmente restrito. Quando Harbhajan Singh começou seus treinamentos, havia muitos alunos e se algum cometia um só erro era despedido. Uma vez o aluno, para não ser despedido, lançou-se aos pés de mestre e chorou por oito horas. O mestre ficou em pé e imóvel e mesmo assim, quando o aluno terminou, ele o despediu.
Outra lição dolorosa que ele teve de passar foi quando o mestre disse a seus alunos que não voltaria a vê-los cara a cara. O mestre pediu isso porque ele era um conhecido guerreiro que lutava contra os opressores ingleses. Anos depois, quando passou pela aldeia onde vivia seu mestre Sant Ji, Harbhajan Singh mandou um mensageiro avisá-lo que ele passava por ali e pedia uma audiência. Sant Ji lhe respondeu com uma nota que dizia: “Eu sei, siga em frente”. A dor da separação deve ter sido muito grande, mas as ordens foram cumpridas por seus discípulos.
O estudo e a prática de yoga não era incomum na Índia, e assim Harbhajan Singh continuou seu aperfeiçoamento desta ciência divina e, ao mesmo tempo, também praticava esportes, ganhando alguns prêmios. Chegou a ser capitão do time de futebol, porque era o melhor jogador de futebol e de hockey. Era querido por todos seus companheiros e mestre. Graduou-se em 1950 com honras da Universidade de Punjab com licenciatura e mestrado em Economia.
Em 1947, quando o Paquistão separou-se da Índia, Harbhajan Singh guiou sua família a sua aldeia inteira e muitos homens, mulheres e crianças de áreas vizinhas, para sair do Paquistão através de quilômetros infestados de ladrões e bandidos.
Após terem fugido do Paquistão com somente o que tinham no corpo, chegaram à cidade de Nova Delhi, sem casa e sem dinheiro. Mas com muito trabalho, dedicação e força de vontade para vencer, a família de Siri Singh Sahib estava novamente erguida financeiramente. Com toda sua tendência para busca espiritual, Harbhajan Singh manteve o equilíbrio. Concentrou-se no sentido do dever e responsabilidade com a sua família. Também cumpriu com as tradições de Sikh Dharma, que incentivam a busca completa através do casamento. Depois de terminar seus estudos, estabeleceu-se como oficial a serviço do governo da Índia e casou-se aos vinte e quatro anos com Sardarni Inderjit Kaur, em 1953. Ela era filha de Bhai Sahib Kartar Singh Ji, um homem simples, de grande devoção para o Guru. Sua esposa, Rawel Kaur era a personificação da bondade e do serviço e jamais levantou a voz para ninguém. No seio desta família nasceu Bibi Inderjit Kaur, cujo destino estava marcado para ser a esposa do futuro Siri Singh Sahib.
Já nesta época Harbhajan Singh tinha uma visão clara de sua missão e do que seria a sua vida de serviços à humanidade. Ele viu na sua esposa um comportamento piedoso e uma grande capacidade de sacrifício, capacidade que tornaria possível o auto-sacrifício em relação ao seu marido pelo bem da missão do Guru.
No começo de seu casamento, ele se acostumou a escutar as orações (banis) que ela recitava todas as manhãs. Ela havia sido instruída a recitar e compreender o Siri Guru Granth Sahib (livro sagrado dos Sikhs). Harbhajan Singh passava suas horas livres dando conselhos espirituais para quem o procurava e Bibi Inderijit Kaur lhes servia comida, hospitalidade e amor, seguindo o exemplo de Mata Khivi, a esposa de Guru Angad (o segundo Guru Sikh). Com espírito de meditação, amor e hospitalidade iam educando seus três filhos e planejando o futuro em que dedicariam suas vidas como missionários do Guru. Este dia chegaria antes do imaginado.
Uma das experiências mais importantes da vida de Harbhajan Singh foi quando ele reconheceu ser seu próprio caminho espiritual e seu Guru pessoal o Guru Ram Das. Este foi um momento crucial que iria marcar seu futuro. Como oficial do governo foi designado para várias cidades da Índia. Em 1960 foi enviado a um distrito na periferia de Amritsar (a cidade do Templo Dourado). Durante esta época aproveitou a oportunidade para lavar o piso de mármore de Harimander Sahib, o Templo Dourado. Como Sikh, sabia naturalmente o significado especial do Templo Dourado e da cidade santa de Amritsar. Sabia que, além de sua busca espiritual, estava a humildade e o desempenho do serviço (seva) mais humilde para encontrar a realização do que estava buscando.
Harbhajan Singh esteve dezoito anos a serviço do governo da Índia. Através de seu trabalho conquistou uma reputação de absoluta honestidade e integridade, assim como o respeito e a admiração de todos os oficiais.
Sabia-se que, uma vez que ele tomava uma decisão, era impossível fazê-lo mudar, tampouco seria enganado, pois, tinha a capacidade de ler a aura e, assim, saber quem estava com a verdade.
Alguns incidentes em setembro de 1968 começaram a mudar a vida de Harbhajan Singh, e o incidente final ocorreu quando um canadense apareceu na alfândega de Nova Delhi. Este homem estava procurando um yogi para ir ao Canadá e ensinar yoga na Universidade de Toronto. Assim foi feita a conexão. Harbhajan Singh explicou a este senhor toda sua experiência de yoga e se ofereceu para assumir o cargo. Em poucos dias os preparativos foram feitos.
Em setembro de 1968, Harbhajan Singh entregou seu pedido de demissão. Sua família permaneceria em Nova Delhi até que as circunstâncias fossem propícias para que todos se reunissem no Canadá. Ele tinha uma grande fé em Deus e no Guru em que finalmente seu destino se cumpriria. Antes de partir escutou esta hukam (leitura de Siri Guru Granth Sahib):
“PELA GRAÇA DO GURU TERÁS GOZO SECULAR E SOBERANIA ESPIRITUAL." (GURU ARJAN, 211)