Os 10 Corpos e os 10 Gurus


Os 10 Corpos e os 10 Gurus Sikhs
“Se você compreender que tem Dez Corpos
e se estiver consciente deles e os mantiver em equilíbrio,
o universo inteiro estará em equilíbrio com você”.
(Yogi Bhajan)




PRIMEIRO CORPO
CORPO DA ALMA
“Coração x Cabeça”
Humildade, Criatividade


GURU NANAK

A minha vida é um fluxo criativo que vem do propósito da minha alma? Eu atuo a partir do coração?


O Primeiro Corpo é o Corpo da Alma. Ele o conecta ao seu infinito interior. É a experiência do fluxo do espírito dentro de você. Quando o seu Corpo da Alma está forte, você vive pelo seu coração e não pela sua cabeça, sua criatividade flui de uma maneira simples e pura. Quando você domina o seu Corpo da Alma, você atua com grande humildade e criatividade. Você é tão ligado ao seu próprio infinito que pode relaxar no fluxo da energia de Deus e usá-la para criar beleza em sua vida. A sua alma é a expressão individual do espírito; ela contém sua energia nuclear básica, o alicerce do seu ser.
Para equilibrar: elevar a Kundalini, abrir o coração.


SEGUNDO CORPO
MENTE NEGATIVA (protetora)
“Anseio de pertencer”
Restrição, Obediência



GURU ANGAD


Posso determinar se há perigo numa situação? O que preciso considerar?


A Mente Negativa o ajuda a dar forma à criatividade do seu Corpo da Alma com os dons da restrição, da forma e do discernimento. Instiga em você um anseio de pertencer, que, na sua expressão mais elevada, o conduz a conectar-se muito profundamente com o seu Próprio Ser Divino. Dá-lhe paciência para ser obediente ao seu próprio guia interior.
Para equilibrar: avaliar sua disciplina, desenvolver relacionamentos conscientes de integridade.


TERCEIRO CORPO
MENTE POSITIVA (expansiva)
“Diabólico ou Divino”
Igualdade, Positividade
GURU AMAR DAS

Estou aberto a todas as possibilidades que a vida tem para oferecer? Permito que elas entrem em minha vida?

A Mente Positiva vê a essência positiva de todas as situações e de todos os seres. É expansiva e permite que os recursos venham. Dá-lhe muita força de vontade e permite que use seu poder, fácil e humildemente. Faz com que você seja naturalmente brincalhão e otimista e lhe dá um bom senso de humor. Faz com que sua comunicação seja forte e direta.
Para equilibrar: fortalecer o ponto do umbigo, aumentar a autoestima, usar afirmações positivas.

QUARTO CORPO
MENTE NEUTRA (meditativa)
“Taça de Oração”
Serviço, Compaixão, Integração


GURU RAM DAS


 Eu me permito perceber e agir de acordo com a sabedoria interior?
A Mente Neutra ou Meditativa é o resultado da mentalidade do “vencer-vencer”. A partir dela, você assiste ao jogo inteiro da vida com compaixão. A Mente Neutra avalia os dados das suas Mentes Negativa e Positiva (assim como dos outros corpos também) e lhe dá orientação em questão de nove segundos. É um ponto intuitivo muito vantajoso e permite que você acesse sua Alma.
Para equilibrar: meditar.


QUINTO CORPO
CORPO FÍSICO
“Professor/Equilíbrio”
Sacrifício, Equilíbrio, Professor


GURU ARJAN

Uso minha força e recursos para o bem de todos?
O Corpo Físico é o templo onde os outros Nove Corpos revelam suas partes. Dá a capacidade de sacrificar-se – para tornar sagrado. Dá-lhe a habilidade de equilibrar todas as partes de sua vida. Se forte, representa o professor, que é capaz de pegar ideias abstratas e explica-las a qualquer um, de qualquer idade, inteligência ou estilo de vida, sendo capaz de trazer a informação para uma forma concreta e realista.
Com o Quinto Corpo pode-se escolher o dharma sobre o karma.
Para equilibrar: exercitar-se regularmente, ensinar. “Sua Vontade é a minha vontade, ó Senhor”.

SEXTO CORPO
LINHA DE ARCO
“Pessoa em Oração”
Justiça, Proteção, Projeção
GURU HARGOBIND

Sou capaz de manifestar minhas metas? Faço isso com integridade?
A Linha de Arco vai de um lóbulo da orelha à outra, atravessando a linha do cabelo e sobrancelhas. É o seu halo e é o núcleo da aura. As mulheres tem uma segunda Linha de Arco que vai de um mamilo ao outro. A Linha de Arco é sua projeção, sua radiância. Dá-lhe a habilidade de focar, ser concentrado e meditar. A Linha de Arco, em conjunto com a glândula pituitária, regula o sistema nervoso e o equilíbrio glandular, protegendo dessa maneira o centro do coração.
Você pode usar a intuição do seu sexto centro para se proteger de forma a lidar com os estresses da vida sem fechar o coração. O poder de projeção do Sexto Corpo ajuda a manifestar o que quer que deseje na sua vida. “Eu Sou, Eu Sou”, é a Linha de Arco.
Este é o ponto de equilíbrio entre o reinado físico e o reinado cósmico, referido em Sikh Dharma como Miri-Piri.
Para equilibrar: despertar a glândula pituitária.


SÉTIMO CORPO
AURA
“Plataforma para Elevação”
Perdão, Segurança, Amor

GURU HAR RAÍ

Sinto-me seguro dentro do amor universal? Não hesito em elevar os outros assim como a mim mesmo?
A Aura é o campo eletromagnético que circunda o nosso corpo, da mesma maneira que o Campo Magnético da Terra circunda o planeta Terra. Quando a aura é forte age como receptáculo da nossa força vital, permitindo que essa força vital seja aumentada até um nível onde você se sente confiante e seguro. É a partir desta posição de segurança que você pode tratar os outros com compaixão e sua simples presença eleva a todos.
A Aura é a sua proteção, é o seu escudo. Ela pode atrair positividade e repelir negatividade – negatividade de outras pessoas, situações e doenças.
Para equilibrar: meditar, usar roupa branca feita de fibras naturais.


OITAVO CORPO
CORPO PRÂNICO
“Do Finito ao Infinito”
Pureza, Energia, Destemor, Auto-iniciação



                                     GURU HAR KRISHAN

Abraço a vida com destemor?
Tenho energia suficiente para realizar minhas metas?
Através da sua respiração, o seu Corpo Prânico traz, continuamente, força vital e energia para dentro do seu sistema. Isto permite sentir-se destemido, cheio de vida e uno com toda criação. Quando seu Corpo Prânico está forte e a sua respiração é profunda e relaxada, nada o aborrece. Você tem motivação própria e energia suficiente para atingir as suas metas.
Para equilibrar: todos os pranayamas.


NONO CORPO
CORPO SUTIL
“Mestria ou Mistério”
Calma, Sutileza, Mestria



GURU TEG BAHADUR

Sou sutil e sensível e consigo penetrar além da superficialidade? Qual é o propósito VERDADEIRO da vida?
O seu Corpo Sutil ajuda a enxergar além das realidades imediatas da vida, alcançando o sublime jogo universal que existe além delas. Quando o seu Corpo Sutil está forte você tem grande sutileza e uma calma poderosa. Nada na vida é um mistério para você. Você aprende rapidamente e domina as situações com facilidade. Você é capaz de entrar num aposento e intuitivamente saber o que está se passando.
O Corpo Sutil e o Corpo da Alma são intrinsecamente conectados. O Corpo Sutil é quem transporta a Alma no momento da morte.
Para equilibrar: fazer qualquer meditação ou kriya durante 1.000 dias.


DÉCIMO CORPO
CORPO RADIANTE
“Tudo ou Nada”
Coragem Real, Radiância, Nobreza



GURU GOBIND SINGH


A minha vida é um exemplo de coragem, realeza e criatividade?
O Corpo Radiante lhe dá uma realeza espiritual e radiância. A força do Corpo Radiante torna-lhe corajoso diante de qualquer obstáculo. Você manifesta uma presença magnética e consegue o respeito de todos que o conhecem. Você aborda a vida com uma atitude de “tudo ou nada” e você sempre rende 110 por cento. Yogi Bhajan chama o Décimo Corpo de “um mais” porque é um (Corpo da Alma) mais a sua radiância.
Para equilibrar: compromisso. Não cortar o cabelo.





DÉCIMO PRIMEIRO CORPO
HARMONIA PARALELA
“Infinito”
Visão Divina, Verdade em tudo




SIRI GURU GRANTH SAHIB

A minha identidade é Sat Nam? Permito que o Infinito flua através de mim?
Onze representa a corrente de som, a fonte do Infinito, a partir da qual todos os mantras se originam. Yogi Bhajan diz que: “Quando Deus em você e seu humano estão em harmonia paralela, então você é um 11. Você não tem dualidade, tem a visão divina e a verdade flui de você. Você não precisa encontrar nada fora de você. As joias estão todas em você, você é rico por dentro e tem satisfação e contentamento”. Neste estado de pura consciência, você tem a habilidade de ver todos os eventos como um jogo de Deus e reconhecer Deus em tudo. Você pode dirigir o funcionamento de todos os Dez Corpos através de sua própria vontade. Você pode dirigir todas as partes do seu ser a partir de um espaço expansivo, impessoal, que permite ao Infinito fluir através de você sempre. “Se em qualquer tempo ou momento você usar de modo errado o seu poder espiritual, então você é um fanático, negativo. Você atua sem compaixão, o que é um sinal de egoísmo supremo. A realidade da vida é altruísmo”.
Para equilibrar: Nam Simran ou recitações meditativas das palavras do Siri Guru Granth Sahib.



Texto extraídos do livro “The Aquarian Teacher”


Com amor,
 Suraj Prakash Kaur 
(Bsb, 4 de novembro de 2013)