O Ponto do Umbigo
e
Aprendendo a Sentar em Sukasana (postura fácil)



“Todo Yoga começa no ponto do umbigo.”
                                                                                               (Shastras)

Existe uma antiga história hindu que ilustra bem este ponto. Certa vez um jovem perguntou para seu professor quão longe ele deveria viajar para encontrar a iluminação e o verdadeiro caminho do Ser. O professor abriu bem os dedos e disse: “Você deve viajar a distância entre o polegar e o dedo mínimo. Se você colocar a mão aberta em seu estômago, com o dedo mínimo no Ponto do Umbigo, então o polegar atingirá o centro do coração. Este é o caminho místico que conscientemente deve ascender”.

O Ponto do Umbigo não é apenas um “ponto”. É um centro de transformação da energia no corpo que, segundo os Upanishads, repousa no chakra conhecido como Manipura. É um centro etérico e essencial no desenvolvimento e amadurecimento do corpo e da psique humana, na medida em que milhares de canais que carregam a força de vida do corpo convergem através desse ponto e podem ter suas diferentes correntes, proporções e intensidades de fluxo iniciadas e ajustadas por ele.

O Centro do Umbigo é um começo. É o primeiro ponto por onde somos alimentados e nutridos, e por onde recebemos a energia para viver ainda dentro do útero da mãe. Quando a conexão física com a mãe é rompida, o Ponto do Umbigo continua na função mais sutil de ser uma área coletora de energia do cosmos.

Observando se o Ponto do Umbigo está ou não centrado na sua melhor posição e a intensidade da energia que vem, podemos fazer um auto-ajuste e corrigir muitas enfermidades que não seriam facilmente detectadas por outras abordagens terapêuticas.

Existe um relacionamento especial entre o Ponto do Umbigo e o uso do mantra. Quando entoamos um mantra correlacionando a ponta da língua e o Ponto do Umbigo, o pulso extra de energia que vem do umbigo leva as palavras para o domínio de anahat. Anahat significa “sem fronteiras”; uma sensação de projeção poderosa. Assim ação de entoar mistura-se com a poderosa vontade de um guerreiro e cada célula vibra a energia que é liberada do Ponto do Umbigo, sem que tenhamos que falar em voz alta.




“Se não é devocional, não é Yoga, é apenas exercício. 
Em toda postura você tem a chance de experimentar a devoção.”
                                                                (Yogi Bhajan)





Para se assentar corretamente em sukasana o truque é manter a rotação da pélvis. Se aplicada mulabhanda (contração do ânus, genitais e baixo-ventre) estabelece-se uma linha de apoio entre o ponto do umbigo e os ísquios. Assim, a lombar alonga e ao assentarmos sobre os ísquios o peso do corpo aí se equilibra.Entretanto nem todos tem facilidade para se assentar nessa posição. Há um músculo que liga os ísquios à região posterior dos joelhos que quando pouco alongado compromete a postura correta. Para compensar assentamos sobre o sacro, girando assim as costas, e colocamos pressão sobre os discos da coluna. 

Para muitos ocidentais, que não foram treinados para agachar ou se sentar no chão, não é confortável sentar com as pernas cruzadas na Postura Fácil. Se não conseguirmos ajustar os ísquios ao chão, devemos ajustar o chão aos ísquios com a ajuda de uma almofada abaixo do osso sacro. A principal necessidade é ter a coluna reta, as travas aplicadas apropriadamente e a mente alerta.Quando a coluna estiver corretamente alinhada, os canais de circulação estarão livres de obstruções e a energia poderá fluir pela coluna como deveria. O correto alinhamento da coluna serve ao anseio de sua alma de experimentar estados elevados de consciência.

Sat Nam!


Com amor,
Suraj Prakash Kaur
(Brasília, 08 de dezembro de 2013).


*Textos extraídos dos livros: "Kundalini Yoga, programa para iniciantes, livro do professor" e " The Aquarian Teacher.