Sat Nam,
Nesta semana compartilhamos o texto da professora Suraj Prakash sobre sua experiência com o Ishnaan e logo após um texto de Yogi Bhajan sobre a ciência do Ishnaan (ciência da Hidroterapia).
Boa leitura!


Depois do Tantra eu me apaixonei pelo Ishnaan!!!




A primeira vez que eu ouvi falar do ishnaan foi há cerca de um ano, em uma aula do curso de formação de instrutores de Kundalini Yoga. Eu logo me encantei com a simplicidade e ao mesmo tempo com a riqueza desta técnica e decidi que a partir do dia seguinte ele seria incluído nas minhas práticas diárias.
E aí, na manhã seguinte lá estava eu –  super  empolgada  – diante do chuveiro  ligado...  até  que 
veio uma surpresa inesperada... 
... a água estava fria, pessoal, realmente muito fria!!!
A temperatura ideal de banho para mim é aquela quase fervendo, o mais quente que eu consigo suportar, e aí dá para vocês imaginarem o aconteceu logo depois dessa minha primeira experiência. O ishnaan foi logo deixado para “uma próxima oportunidade”...
Só que a paixão pela técnica e a vontade de praticá-la permaneceu ainda muito forte em mim. Por várias vezes ao longo desse ano eu li no nosso livro do professor o texto que fala sobre ishnaan, e de várias outras formas fui me preparando para essa limpeza tão profunda que a técnica nos oferece.
Então, quando ao final do Tantra (do dia 7 setembro) nós fomos orientados a fazer por 40 dias consecutivos alguma meditação ou qualquer coisa que fosse diferente para nós, eu me vi diante de uma incrível oportunidade. O ishnaan seria a minha prática por esses dias! Estava decidido!
E aí, na manhã seguinte lá estava eu –  super  empolgada  – diante do chuveiro  ligado...  até  que 
veio outra surpresa inesperada...  a água estava fria, pessoal, realmente muito fria, e eu ameeeei!!!

Hoje o ishnaan faz parte da minha vida e desde o dia 8 de setembro eu o pratico diariamente, por pura paixão!!!

Abaixo eu transcrevo para vocês o texto que tantas vezes li sobre o ishnaan - extraído do livro “The Aquarian Teacher” (páginas 248 e 249), por Yogi Bhajan – e desejo a todos muita alegria nessa prática.

Com amor,
Suraj Prakash Kaur



Ishnaan: A Ciência da Hidroterapia


Por que tomar banho frio?
  • Mantém sua pele radiante;
  • Abre os capilares;
  • Revigora os órgãos;
  • Mantém a química do sangue jovem e saudável;
  • Estimula a secreção saudável do sistema glandular.

Massageie o corpo, da cabeça aos pés, com óleo de amêndoa. Isso elimina as toxinas através dos poros abertos e alimenta a pele.
Agora você está pronto para seu banho frio, seu ishnaan, ou hidroterapia.

Precauções: comece com as extremidades – pés, mãos, braços. As coxas não deveriam ir para debaixo da água primeiro, para que não perturbe o equilíbrio de cálcio-magnésio. O mesmo acontece com os genitais e com a cabeça. Não tome banho frio durante a gravidez ou durante a menstruação, ou quando tem febre, reumatismo ou doença do coração. Se há problemas com o nervo ciático ou com pressão alta, comece devagar! Use shorts de algodão para proteger as coxas e os órgãos sexuais.

"Eu gostaria de compartilhar a tecnologia e a ciência da massagem hidroterapêutica. Assim como estou sentado diante de você, minha primeira qualificação e campo de especialização estão na hidroterapia. Eu carrego a linhagem daqueles que agora são muito desconhecidos, mas que uma vez foram adorados. Eles trabalhavam nos ossos, ajustavam o corpo e faziam massagem para recriar órgãos saudáveis.
Desde os tempos antigos, as pessoas têm rezado pela bênção de ishnaan. O que é ishnaan? Ishnaan é a soma total da hidroterapia. A palavra é ishnaan. Nós não dizemos: “Vamos tomar um banho”. Nunca dizemos "banho". Ishnaan é quando o corpo, através da sua própria virtude, cria a temperatura na qual pode dissolver o frio da água. Ishnaan não é apenas molhar seu corpo. Há um respeito inteiro nisso. Há uma graça inteira nisso.
O poder da água é 60% do poder humano. Na hidroterapia acreditamos que 60% da água interior do corpo pode ser totalmente trocada em 60 minutos com o uso da água externa.
Quando fazemos massagem com água gelada, não apenas abrimos os capilares, mas, quando eles voltam ao normal, aquele sangue volta para os órgãos. O coração, os rins, os pulmões, o fígado - cada órgão tem seu próprio suprimento de sangue. Deste modo os órgãos ganham vigor. Quando os órgãos se revigoram, então imediatamente as glândulas têm que mudar as suas secreções. É uma lei. E quando as glândulas, que são as guardiãs da saúde e da vida, mudam a juventude retorna. O que é a juventude? Glândulas jovens. Se o seu sistema glandular secreta corretamente, a química do sangue é uma química jovem. Toda esta neurose neurótica e irritação acabarão.

UMA CIÊNCIA EXATA
A Ciência da Hidroterapia é muito precisa e sofisticada, mas muito simples. Aqui estão os efeitos nas diferentes partes do corpo.
  • Se você deixar a água fria cair logo abaixo do lábio inferior por 10 a 15 minutos, você será brilhante e sua mente será muito clara.
  • Se você colocar água entre as sobrancelhas e o lábio superior, você vai ser muito energético.
  • Se você puser a água na testa, você terá tanto sono que não poderá aguentar.
  • Se você massagear a parte superior do braço, você estará curando totalmente seu estômago.
  • A partir do cotovelo até cerca de 5 centímetros acima do seu pulso corresponde ao seu trato digestivo.
  • 5 centímetros acima do pulso até o pulso corresponde ao seu coração.
  • O pulso corresponde ao seu fígado e a ponta dos dedos correspondem ao seu cérebro.
  • Se você colocar água na frente do seu pescoço e deixar a água escorrer por seu corpo inteiro e mãos, você trocará totalmente todas as suas células.
  • Se você deixar a água bater seu peito e deixar escorrer para baixo até os genitais e você ficar um tempo debaixo dela, você está trocando totalmente a química do sangue de não saudável para saudável.
  • Se você deixar a água bater nos seus pés e massagear o pé direito com o pé esquerdo e o pé esquerdo com o direito, estará na verdade massageando o corpo inteiro. Fique em pé perante um banho gelado e massageie seu pé e as panturrilhas. Use os pés para massagear. Não use suas mãos.
  • Depois saia de debaixo da água e usando as duas mãos, massageie seu corpo inteiro e deixe o corpo esquentar. Depois entre debaixo da água fria novamente e massageie seu corpo mais uma vez. Faça isso por cerca de 12 a 15 minutos. Você deveria ter uma mão amiga para puxar você para fora. Você estará em um espaço totalmente diferente.

RECONSTRUINDO OS ORGÃOS E A CIRCULAÇÃO
Cada órgão do seu corpo será totalmente reconstruído. Como? Quando você toma um banho frio seu sangue corre para fora para vencer o desafio de não sentir frio, pelo poder da sua própria circulação. Isto significa que todos os capilares se abrem e todos os depósitos terão que sair. Tudo é limpo. Durante a hidroterapia, o corpo é desafiado pela água fria e pela massagem do corpo. Você compreende isso? Quando você está debaixo da água fria, seu corpo sentirá frio, certo? Mas quando o sangue e os capilares estiverem totalmente abertos ao máximo, o corpo não sentirá frio. Então, você sai e se seca totalmente, veste roupas quentes, e coloca um cobertor o envolvendo. Ou, se o tempo estiver quente, use uma toalha de banho grande. Então seu corpo ficará super-quente. Todo o sangue que está nos capilares voltará para os órgãos: para os rins, para o fígado, para o baço, para os pulmões - porque cada parte do seu corpo vive de seu próprio suprimento de sangue, que é regulado pelo batimento do coração. Então, os órgãos terão um rico suprimento de sangue como uma plantação que recebe uma bela chuva e depois cresce. É desta maneira que você pode equilibrar a sua saúde.
Você não pode estimular as células da sua psique fazendo qualquer exercício por horas, na mesma amplitude que você pode conseguir com a água fria. E o procedimento é muito simples. Pegue suas mãos deixe que a água fria caia sobre elas, depois esfregue-as até que esquentem debaixo da água gelada. Faça isso com todas as partes do seu corpo. Deixe ir, deixe ser e estimule a si mesmo. E esta estimulação pode parecer-lhe uma atitude dolorosa e fanática. Algumas pessoas fazem massagens musculares profundas, outras vão aos spas. Há um milhão de métodos e nada nem mesmo chega perto deste. Não há nada como estar debaixo da água gelada e fazer com que seu corpo fique quente. Você acredita que uma pessoa possa ficar debaixo do chuveiro fazendo isso por duas horas? Mas é como eles fazem. Em toda parte em que a água fria bater, o sangue chegará. Todo lugar que você massagear, ocorrerá reconstrução e a psique de cada célula do corpo será reconstruída.


AS FERRAMENTAS DA HIDROTERAPIA EM CADA CASA
Eles não sabiam como fazer um chuveiro, quando eles fizeram pela primeira vez a hidroterapia. Você tem muita sorte por ter chuveiros modernos. Antigamente não havia nada. Eles tinham que encher um tubo acima do chão medindo de 1-1,20m. Era enorme e homens tinham que enchê-lo com água. Eram necessários mais ou menos 500 homens para criar a pressão de água suficiente para a hidroterapia.
Agora temos chuveiros em todas as casas, mas a arte de hidroterapia está perdida. Agora uma pequena pílula pode ajudá-lo. Isso é bom, mas a diferença entre as pessoas de hoje e as de antigamente é que as pessoas de hoje querem ser saudáveis, mas não tem medo de ficarem doentes. Naqueles dias, as pessoas tinham medo de ficar doentes. A medicina alopática é muito efetiva. A química vai direto ao lugar e toma conta de você. Mas infelizmente ela tem seus efeitos colaterais.


CONQUISTANDO A FRIEZA DA VIDA
As células do corpo se recuperam em setenta e duas horas. Às vezes demoram um pouco mais. A recuperação se torna mais lenta à medida que ficamos mais velhos. Mas em hidroterapia nós acreditamos que a juventude é permanente porque sabemos como ser jovens.

Às vezes você não dá valor à vida. E depois você não pode valorizá-la porque está velho. Então não jogue esse tipo de jogo com você mesmo; a morte virá, não se preocupe. A riqueza virá, a pobreza virá, a doença virá, não se preocupe. Não se preocupe com nada. Mas se você tem a mente, o corpo e a alma fortemente construídos, toda adversidade virá, mas não tocará você. Por isso o dito em hidroterapia é "proteja-se". A hidroterapia tem como elemento principal a água como sendo um escudo paternal, paanee pita, e todo que pode produzir este escudo, que conquista a frieza da água, pode conquistar a morte. É algo muito simples. Se eu com o meu corpo conquisto a frieza da água, posso tirar a frieza de minha vida.”

“The Aquarian Teacher” (páginas 248 e 249), por Yogi Bhajan 
Sat Nam,

Nesta semana compartilhamos  a poesia da professora Subhagraj Kaur. 

"Escrevi quando comecei a praticar Kundalini Yoga aqui, há uns quatro anos, me inspirei na pratica diária e na coragem de mudar."
(Subhagraj Kaur, Setembro de 2013).




Yoga

É o caminho para o encontro com o meu ser

Com ela encontro o divino dentro de mim

Sinto felicidade e satisfação

Sinto-me unida aos outros seres

Aceito a vida

Valorizo a sabedoria do meu ser

Valorizo minhas conquistas e derrotas

Responsabilizo-me pelas minhas atitudes

Valorizo minha maturidade, meu crescer

Percebo que tudo tem o seu momento

Medito e fico calma

Ouço mantras

Sons da minha alma

Encontro-me com meu mestre

Valorizo a minha interligação com o outro

Valorizo o aprendizado diante da vida, com o outro e comigo

Reflito sobre o valor das pessoas em minha vida

Reflito sobre o ciclo do meu viver

Concentro-me em mim mesma

Sinto a luz do meu coração, o brilho do meu ser

Aceito a maldade e a bondade existente dentro do ser humano

Acalmo meus monstros, meu medo, minha ansiedade, minha tristeza, minha 
solidão

Sinto meus sentimentos bons e ruins

Acolho-me, com tudo que tenho de bom e ruim

Aceito-me, exatamente como sou (I am, I am)

Percebo a força que há dentro de mim, na natureza e no universo

Valorizo a minha naturalidade e espontaneidade

Quero ser sempre esta criança adulta

Acarinho o meu corpo, o meu ser,

Sinto felicidade e amor diante de minhas atitudes e realizações

Aceito o ciclo da vida

Composto do nascer, crescer e morrer

Percebo os níveis sutis do universo

Cultivo a beleza da minha casa

Que habita o meu ser, o meu eu, o meu Deus

Percebo a bela flor de lótus que existe dentro de mim

A flor de lótus é linda, com o brotar de suas flores

Mas, também possui espinhos para a protegerem

Assim, como nossa natureza, em nosso corpo há todo um sistema

Cada órgão tem sua função, e a nossa imunidade é biológica e emocional, 
acima de tudo

A emoção é a essência de nossas vidas

O nosso coração é o nosso verdadeiro comando

Apesar que muitas vezes nos enganamos, acreditando ser a mente o nosso senhor

Modificamos nossos vícios, valores e crenças

Existentes em nosso caráter, realçado pelo nosso convívio com a sociedade

Valorizo a racionalidade e a socialidade intrínseca ao ser humano 

Vibro com os sons irradiantes, dos mantras e da kundalini

Energia vital do meu ser

 Acolho a inquietude de minha mente

Encontro o meu equilíbrio

Encho-me de glória diante do fascínio do meu ser

 Supero os meus limites

Sinto a infinitude de meu ser, de minha alma

Valorizo a finitude de minha matéria, de meu corpo

Fortaleço-me

Sinto a minha religião

Religo-me com o meu Deus, minha luz

Percebo que a Yoga é a ciência da união

A união do eu com o ego

A união de Deus com os seus filhos

A união de todos os seres

A união do planeta inteiro entrelaçado

Amém

Namastê

O Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em ti

Sat Nam

A verdadeira identidade.


 (Subhagraj Kaur)



Q and A with the Master

 
Q: How important is it to practice Kundalini Yoga in an exact way?

A: Yogi Bhajan has been very clear over the years about the importance of keeping the Kriyas of Kundalini Yoga pure and exact. These are his words on the purity and sanctity of Kundalini Yoga:


“Teach like me. Teach exactly as it is. Many of you do not teach Kundalini Yoga purely; then don’t teach at all. Because Kundalini Yoga has eleven thousand watt power—don’t deal with it in a mischievous way. Teach it as it is.”

– Kundalini Rising, 1996

“No need for mixing things. As far as Kundalini Yoga goes, keep it pure. Its strength is in its purity. It is a weakness to try and please every person. It is strength to keep teachings pure to please our own consciousness—that we served it well.

– YB 8/19/2003

Remember, teaching is not a personal popularity contest. You don’t have to be popular, you have to be perfect, and you have to have an impact.

Yogi Bhajan


P: Qual a importância de se praticar Kundalini Yoga de maneira exata?

R: Yogi Bhajan foi muito claro ao longo dos anos sobre a importância de manter os Kriyas de Kundalini Yoga puros e exatos. Estas são as suas palavras sobre a pureza e a santidade do Kundalini Yoga:

“Ensine como eu ensinei. Ensine exatamente como ele é. Muitos de vocês não ensinam Kundalini Yoga puramente, então melhor não ensinar. Porque Kundalini Yoga tem uma força de onze mil watt - portanto não o trate de forma maliciosa. Ensine-o como ele é. "
- Kundalini Rising, 1996

"Não há necessidade de misturar as coisas. Quando estamos lidando com Kundalini Yoga, mantenha-o puro. Sua força está na sua pureza. É uma fraqueza tentar agradar todas as pessoas. A força está em manter puros os ensinamentos para agradar a nossa própria consciência - e nós a servimos bem.
- YB 2003/08/19

Lembre-se, ensinar não é um concurso de popularidade pessoal. Você não tem que ser popular, você tem que ser perfeito, e você tem que ter um impacto.

Yogi Bhajan





A prática de Kundalini Yoga lhe ensinará a obter um sistema imunológico forte, glândulas vigorosas, um sistema nervoso equilibrado, boa circulação e uma consciência do impacto dos seus hábitos. Através da meditação, você poderá acalmar sua mente e desenvolver sua intuição para reconhecer o que é verdadeiro e importante para você.

Isso é possível devido a tecnologia do Kundalini Yoga que envolve além das posturas e movimentos, os pranayamas,  bandhas,  mudras, mantras, dharana, relaxamento e meditações. Para compreender melhor cada um dos aspectos explorados na prática colocamos abaixo o detalhamento.

Posturas e Movimentos
Os Exercícios envolvem Movimentos ou posturas estáticas combinados com respiração profunda e vigorosa. A duração de cada exercício é especificada. Um conjunto de exercícios é chamado de Kriya. Os Kriyas fazem parte da Tradição do Kundalini Yoga e o Instrutor ao escolher um determinado Kriya deve faze-lo até o final, sem alterar a ordem ou exceder o tempo de cada exercício. Os exercícios atuam sobre os sistemas nervoso, glandular, circulatório e influenciam todo o metabolismo orgânico, direcionando o fluxo do prana pelos meridianos, chakras, corpos energéticos e consciência.

Pranayamas
São técnicas de absorção e direcionamento do Prana ( Energia Vital) através da respiração. O Kundalini Yoga emprega uma grande diversidade de técnicas respiratórias. A respiração é rítmica e a intensidade pode se adequar às condições de saúde, emoção e consciência do praticante. O Kundalini Yoga usa de forma precisa e científica a respiração para mudar as condições de Energia e Consciência.

Bandha 
São compressões de determinadas regiões do corpo (plexos e glândulas), visando atuar sobre a circulação dos pranas internos. A finalidade última dos bandhas é criar efeitos energéticos que afetam os chakras, os corpos sutis e naturalmente o estado de consciência. Além disso, causam feitos fisiológicos benéficos sobre as glândulas e os órgãos envolvidos nas compressões. Principais bandhas:

Mula bandha – Compressão do esfíncter anal, uretra e baixo ventre. Eleva a polaridade lunar do prana para o umbigo. Pratica-se sempre ao final de cada exercício.
Jalandhara bandha - Abaixa o queixo e puxa em direção ao pescoço. Estira a nuca, alinhando o pescoço com a coluna. Comprime a garganta. É um encaixe que ajusta o fluxo de energia para as glândulas do cérebro. Este posicionamento deve ser mantido durante, e ao final da maioria dos exercícios.
Existem outros bandhas. Os mais usados nas aulas são estes dois.

Mudrás
Mudrá é aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prana em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de consciência. Em geral são usados em combinação com pranayama, mantra e concentração.

Mantra
Uma palavra-mantra é a expressão sonora de uma realidade. Ao se entoar a palavra entra-se em contato com a realidade significada no mantra. O Mantra no Yoga visa criar um estado de harmonia corpo-emoção-mente que facilite o despertar de um estado de Ser atemporal, realizando assim o propósito essencial do Yoga.
Observou-se em laboratório que os mantras atuam no plano celular, ordenando a órbita dos elétrons e interferindo positivamente nas funções orgânicas.
No plano emocional e mental os mantras dissipam a negatividade das energias emanadas pelos conteúdos psicológicos, ajudando a dissipar os padrões negativos do subconsciente.

Relaxamento
O relaxamento neuro muscular e mental permite a livre circulação das energias vitais mobilizadas durante os exercícios facilitando ao organismo uma melhor assimilação dos benefícios gerados, tranqüiliza as emoções e a mente e prepara para a Meditação.

Dhyan (Meditação)
Em geral no Kundalini Yoga as Técnicas de Meditação incluem um Mudrá específico, um ponto de concentração, ritmo respiratório, Mantra, algumas vezes visualização e postura. As Técnicas visam aquietar a mente, ampliar a percepção e a vivência de um Estado de Ser além da mente e do ego. Existem práticas com diversos objetivos específicos, mas em todas elas a finalidade última é o Estado de Yoga, ou seja, um Estado de Comunhão com a Vida.