COMPREENDENDO O SENTIDO DA PROSPERIDADE



Sat Nam,
Desejamos a todos um 2014 cheio de bênçãos e amor!
Wahe Guru!
Abaky Brasília 


********

Compreender o sentido de PROSPERIDADE que o Kundalini Yoga nos traz...

“A prosperidade está a nossa volta e dentro de nós. É a capacidade de encontrar, organizar e usar os recursos que precisamos para realizar nosso destino mais elevado e nossa identidade.
A prosperidade não tem a ver com a riqueza ou com a pobreza. Ela tem a ver com a realização de seu destino. Tem a ver com a clareza entre distrações e desvios. Tem a ver com os relacionamentos que trazem satisfação mútua. É um dom que vem com cada alma.
Já temos prosperidade assim como o céu tem o sol. Se nos virarmos para a luz, seremos aquecidos e nos preencheremos de energia. Se conhecermos a arte de sentir os sussurros de nossa orientação interior, poderemos pedir para o mundo aquilo que precisamos com confiança e sucesso absoluto!”


... é um convite à abençoar-se e transformar-se.
Aproveite a força do momento!
Aproveite a abundância de energia de bênçãos e transformação presente nas celebrações de fim de ano, e crie espaço para a sua prosperidade!
Busque ouvir a voz da sua Alma!
Siga, com amor e confiança, no caminho da realização do seu destino!

SAT NAM!
Com amor,
Suraj Prakash Kaur
(Brasília, 21 de dezembro de 2013)



O Ponto do Umbigo
e
Aprendendo a Sentar em Sukasana (postura fácil)



“Todo Yoga começa no ponto do umbigo.”
                                                                                               (Shastras)

Existe uma antiga história hindu que ilustra bem este ponto. Certa vez um jovem perguntou para seu professor quão longe ele deveria viajar para encontrar a iluminação e o verdadeiro caminho do Ser. O professor abriu bem os dedos e disse: “Você deve viajar a distância entre o polegar e o dedo mínimo. Se você colocar a mão aberta em seu estômago, com o dedo mínimo no Ponto do Umbigo, então o polegar atingirá o centro do coração. Este é o caminho místico que conscientemente deve ascender”.

O Ponto do Umbigo não é apenas um “ponto”. É um centro de transformação da energia no corpo que, segundo os Upanishads, repousa no chakra conhecido como Manipura. É um centro etérico e essencial no desenvolvimento e amadurecimento do corpo e da psique humana, na medida em que milhares de canais que carregam a força de vida do corpo convergem através desse ponto e podem ter suas diferentes correntes, proporções e intensidades de fluxo iniciadas e ajustadas por ele.

O Centro do Umbigo é um começo. É o primeiro ponto por onde somos alimentados e nutridos, e por onde recebemos a energia para viver ainda dentro do útero da mãe. Quando a conexão física com a mãe é rompida, o Ponto do Umbigo continua na função mais sutil de ser uma área coletora de energia do cosmos.

Observando se o Ponto do Umbigo está ou não centrado na sua melhor posição e a intensidade da energia que vem, podemos fazer um auto-ajuste e corrigir muitas enfermidades que não seriam facilmente detectadas por outras abordagens terapêuticas.

Existe um relacionamento especial entre o Ponto do Umbigo e o uso do mantra. Quando entoamos um mantra correlacionando a ponta da língua e o Ponto do Umbigo, o pulso extra de energia que vem do umbigo leva as palavras para o domínio de anahat. Anahat significa “sem fronteiras”; uma sensação de projeção poderosa. Assim ação de entoar mistura-se com a poderosa vontade de um guerreiro e cada célula vibra a energia que é liberada do Ponto do Umbigo, sem que tenhamos que falar em voz alta.




“Se não é devocional, não é Yoga, é apenas exercício. 
Em toda postura você tem a chance de experimentar a devoção.”
                                                                (Yogi Bhajan)





Para se assentar corretamente em sukasana o truque é manter a rotação da pélvis. Se aplicada mulabhanda (contração do ânus, genitais e baixo-ventre) estabelece-se uma linha de apoio entre o ponto do umbigo e os ísquios. Assim, a lombar alonga e ao assentarmos sobre os ísquios o peso do corpo aí se equilibra.Entretanto nem todos tem facilidade para se assentar nessa posição. Há um músculo que liga os ísquios à região posterior dos joelhos que quando pouco alongado compromete a postura correta. Para compensar assentamos sobre o sacro, girando assim as costas, e colocamos pressão sobre os discos da coluna. 

Para muitos ocidentais, que não foram treinados para agachar ou se sentar no chão, não é confortável sentar com as pernas cruzadas na Postura Fácil. Se não conseguirmos ajustar os ísquios ao chão, devemos ajustar o chão aos ísquios com a ajuda de uma almofada abaixo do osso sacro. A principal necessidade é ter a coluna reta, as travas aplicadas apropriadamente e a mente alerta.Quando a coluna estiver corretamente alinhada, os canais de circulação estarão livres de obstruções e a energia poderá fluir pela coluna como deveria. O correto alinhamento da coluna serve ao anseio de sua alma de experimentar estados elevados de consciência.

Sat Nam!


Com amor,
Suraj Prakash Kaur
(Brasília, 08 de dezembro de 2013).


*Textos extraídos dos livros: "Kundalini Yoga, programa para iniciantes, livro do professor" e " The Aquarian Teacher.


Em profundo amor, gratidão e reverência aos Dez Gurus Sikhs e a Yogi Bhajan


Eu sempre achei que o que os Dez Gurus Sikhs tinham a me dizer ia muito além das informações que encontrava nos livros e apostilas. Dentro de mim havia um forte chamado para que eu buscasse pelos gurus, só que a forma como eu fazia esta busca era vazia e muitas vezes as leituras de textos mal traduzidos ou de relatos muito resumidos da vida destes gurus tornavam-se até sem sentido para mim. O que a minha alma pedia era uma forma de encontrá-los verdadeiramente e isso eu ainda não conseguia entender.
Um dia então eu tive a inspiração de fazer um texto sobre esses Gurus Sikhs e, para minha surpresa, a forma como eu deveria me preparar para escrever este texto foi completamente inusitada. O comando era para que eu deixasse de lado as leituras sobre a vida dos gurus e ficasse em completa imersão na energia de cada um deles, durante dez dias consecutivos.
Dez gurus... dez dias... um dia para cada guru... dez dias de completa imersão... uma história de completa transformação!
E assim, naquele mesmo instante em que recebi a inspiração o meu coração se abriu, as dúvidas sobre o que fazer foram embora e eu me coloquei em total entrega à experiência que viria. Eu tive a certeza de estar sendo guiada. Não havia mais pensamento, nem desejo e nem intenção alguma em minhas ações. Só amor, muito amor, e uma entrega total.
Aakhan Jor – The Great Surrender (to WaheGuru) – foi o mantra escolhido para iniciar o trabalho, e com ele eu me deitei em silêncio, reverência e absoluta devoção. Era tarde de 22 de outubro de 2013 e Guru Nanak foi o primeiro guru a estar comigo.
Em pouco tempo formou-se na minha mente uma relação entre os dez Gurus Sikhs e os nossos dez corpos. “Dez gurus, dez corpos”, “Dez gurus, dez corpos”. E de tanto essa frase se repetir na minha cabeça veio logo a certeza de que a relação realmente existia.
Logo que o mantra acabou eu fui buscar informações sobre Guru Nanak no livro The Aquarian Teacher e quase perdi o fôlego quando abri exatamente na página que falava sobre a relação entre os Dez Gurus Sikhs e os nossos dez corpos. Essa era uma informação que eu havia esquecido completamente e resgatá-la dessa forma me fez compreender que tudo está ao nosso alcance quando damos a devida permissão. Guru Nanak, a quem eu sempre admirei pela imensa sabedoria, havia acabado de me mostrar que essa sabedoria também está disponível para mim, e para todos, na imensidão do Universo. Em cada história de vida existe uma sabedoria própria a ser resgatada e todos nós somos capazes de resgatar a sabedoria da nossa história.
Guru Nanak nos traz a força do Corpo da Alma, o primeiro dos nossos dez corpos, e a graça da humildade. E foi a partir dessa energia que a história da minha imersão se transformou completamente. O que inicialmente seria uma jornada minha ao encontro dos gurus tornou-se uma jornada ao encontro de mim mesma, com o amparo e a presença dos gurus me conduzindo. Um a um... dia após dia... os meus corpos se revelando... a mais linda de todas as viagens...
Cada guru chegou a mim e se revelou de uma forma única e particular: Guru Nanak em consciência; Guru Angad em amor, cuidado, carinho e proteção comigo mesma; Guru Amar Das em positividade e expansão; Guru Ram Das em entrega ao servir e meditar; Guru Arjan na força de ensinar; Guru Hargobind na consciência do equilíbrio entre o reinado físico e o reinado cósmico (Miri-Piri); Guru Har Raí no fortalecimento da Aura; Guru Har Krishan eu cheguei a enxergar enquanto cuidava do meu corpo prânico quando eu me deitei para dormir; Guru Teg Bahadur em expansão da compreensão; e Guru Gobind Singh em tamanha presença, força e coragem que a sensação que fiquei é a de que o seu sangue também corre nas minhas veias.
E assim eu fui me tornando consciente dos meus corpos na medida em que eles também foram se revelando a mim. Assim eu fui me tornando mais inteira.
O mais surpreendente de tudo é que a jornada continua até hoje e a cada dia eu sinto crescer a presença e a força dos gurus, assim como a consciência dos meus corpos, a capacidade de ouvi-los, senti-los, equilibrá-los e compreendê-los.



Yogi Bhajan também veio para esse trabalho por uma maravilhosa inspiração. Eu achava certo que a sua energia precisava ser incluída para completar a jornada, e fiquei feliz em estar na sua vibração exatamente no dia que comecei a formação em uma técnica de cura do Kundalini Yoga chamada Sat Nam Rasayan.
Ele me trouxe a consciência da expressão elevada do 11 e despertou em mim a compreensão da força deste número tão presente em minha vida.
Em belas palavras, Yogi Bhajan diz que “Quando Deus em você e seu humano estão em harmonia paralela, então você é um 11. Você não tem dualidade, tem a visão divina e a verdade flui de você. Você não precisa encontrar nada fora de você. As joias estão todas em você, você é rico por dentro e tem satisfação e contentamento”.
E o meu encontro com ele aconteceu no dia 2 (1+1) de novembro (mês 11), do ano em que farei 47 anos (4+7=11) no próximo DIA 11! 


WAHE GURU!!!!!!!!!!!!!!

“Se você compreender que tem Dez Corpos
e se estiver consciente deles e os mantiver em equilíbrio,
o universo inteiro estará em equilíbrio com você”.
(Yogi Bhajan)


Sat Nam!


Com amor,
Suraj Prakash Kaur
Bsb, 09/12/13