O PROFESSOR AQUARIANO





“Eu vim para criar professores, não para colecionar alunos. Eu vim pela graça o meu Guru para servir aquelas almas que irão servir a Era de Aquário.”
Yogi Bhajan

Quando eu penso em falar sobre o caminho da formação de um Professor de Kundalini Yoga primeiro fecho os olhos e, em silêncio e reverência, agradeço pela oportunidade de vivenciar esse maravilhoso aprendizado.
Desde o primeiro momento em que começou a ensinar Kundalini Yoga nos Estados Unidos, Yogi Bhajan declarou a sua intenção em formar professores. Assim, sob sua supervisão, o KRI (Kundalini Research Institute) criou um programa de treinamento que certifica professores pelo mundo todo.
Gurucharan Singh Khalsa, Diretor de Treinamento do KRI, nos coloca que a visão dos Programas de Treinamentos de Professores da Era de Aquário é a de produzir professores de Kundalini Yoga que estejam alerta na consciência, que tenham excelência nas habilidades de ensinar e que saibam servir como um exemplo de profundidade e maturidade de caráter. Segundo ele, são três os propósitos de criar uma comunidade global de professores:
§      Preparar os fundamentos para a mudança da humanidade para a Era de Aquário, plicando o legado dos ensinamentos, a Corrente Dourada e o exemplo do Yogi Bhajan.
§      Servir e elevar indivíduos, para que sejam saudáveis, felizes e sagrados.
§      Dar a oportunidade a cada pessoa de despertar sua capacidade, caráter e sensibilidade como um ser humano sensato que pode ser efetivamente intuitivo, criativo e compassivo.
O processo central do programa de treinamento está organizado em três estágios:
1.    Professor da Era de Aquário: Fundamentos
2.    Professor da Era de Aquário: Transformação
3.    Professor da Era de Aquário: Realização
O primeiro estágio do estudo, Professor da Era de Aquário: Fundamentos, inclui o entendimento fundamental e a experiência de que o eu básico é sempre um com o Um (Ek Ong Kar); nos traz a compreensão das partes essenciais e do caráter do ser humano; e nos ensina os princípios e práticas fundamentais do Kundalini Yoga, como foi ensinado por Yogi Bhajan. Neste estágio estabelecemos fundamentos para nos tornarmos um professor e para toda uma vida de prática pessoal.
O Professor da Era de Aquário: Transformação é o segundo estágio de treinamento e desenvolvimento pessoal, e nele tratamos da transformação e do aprofundamento das nossas próprias capacidades essenciais, caráter e consciência. A essência desse estágio é o aprendizado da habilidade de usarmos nossa mente aplicada, inteligência aplicada e consciência aplicada.
Comunicação Consciente, Mente e Meditação, Relacionamentos Autênticos, Ciclos de Vida e Estilo de Vida, e Vitalidade e Estresse são os cinco módulos que formam o estágio da Transformação, cada um focando em uma faceta crucial da nossa mente e consciência. Este estágio é o momento de nos liberarmos dos conflitos internos, juntamente com quaisquer bloqueios mentais que possam estar inibindo nossa total ligação com a Corrente Dourada, e com a radiância e responsabilidade que ser um professor adepto traz.
O terceiro, Professor da Era de Aquário: Realização, é o estágio da experiência de êxtase (Siri Wahe Guru) em todos os estados de consciência. Essa experiência é expressada nas palavras, ações, realizações, caráter, seva e reputação do professor.
Gurucharan Singh Khalsa nos lembra que desde a sua primeira aula até a última, Yogi Bhajan sempre ensinou seus alunos a elevarem seu calibre e caráter. Um treinamento aprofundado era uma prioridade em seus esforços. Ele queria dar a seus alunos a oportunidade de serem seres humanos satisfeitos, a capacidade de serem felizes e de terem excelência e realização na Era de Aquário – dar uma chance à paz e dar a Deus uma chance em cada coração.

Sat Nam!
Com amor,
Suraj Prakash Kaur (Brasília, 23 de fevereiro de 2014)


(As explicações foram extraídas de textos do livro: “The Aquarian Teacher – Comunicação Consciente”)