QUALIDADE DE VIDA
&
KUNDALINI YOGA*


A qualidade de vida, medida com base nas condições de vida do indivíduo, considera o bem estar físico, mental, psicológico e emocional, envolvendo relacionamentos sociais tais como família, amigos e colegas de trabalho, tornando, portanto, inseparáveis a vida pessoal da profissional.

A vida moderna nos dá a nítida sensação de que vivemos em níveis elevados de exigências e incertezas, o que, por si só, pode gerar uma boa dose de estresse. Sabemos que a estratégia de fuga não é a solução. A busca de uma atividade pessoal destinada a enfrentar e compensar o estresse pode garantir a boa saúde.

Considerando que a saúde contribui para a qualidade de vida do indivíduo, a prática de Yoga destaca-se como importante ferramenta para criação e manutenção de boas condições de vida, considerando que se destina a produzir efeitos sobre a fisiologia humana, com propriedades tanto profiláticas quanto curativas. Ademais, tem sido considerado um poderoso instrumento de prevenção de doenças não só porque sua prática fortalece integra os sistemas orgânicos, mas também porque faz com que hábitos e estilos de vida nocivos sejam naturalmente abolidos.

A primeiras formas de yoga foram sistematizadas há muitos milhares de anos. Yoga deriva da raiz sânscrita yuj e significa ligar, unir. A religação refere-se à nossa realidade e funcionamento essenciais e as práticas, embora variem conforme as inúmeras escolas de yoga, buscam alcançar um estado de consciência unificado.

Da tecnologia do Kundalini Yoga os historiadores identificaram registros há cerca de 6.000 anos atrás, numa comunidade muito avançada e sofisticada, principalmente em termos artísticos, na região do vale do Rio Indo, na Índia antiga.

Esses ensinamentos ficaram guardados no Tibet, em virtude das invasões, e somente no século XV foram entregues ao mestre iogue Guru Nanak, nascido em uma família hindu de classe alta, que se tornou famoso por desafiar a sociedade da sua época. Os ensinamentos recebidos foram por ele sistematizados e ensinados na Índia.

Yogi Bhajan, mestre indiano que trouxe esses ensinamentos para o Ocidente, dedicou-se à formação e treinamento de professores, construindo uma das principais escolas de práticas destinadas ao desenvolvimento harmonioso do indivíduo.    


Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan é regulada pelo KRI (Kundalini Research Institute), Instituto destinado a garantir autenticidade e qualidade dos ensinamentos transmitidos, além de promover a pesquisa nessa área. O professor de Kundalini Yoga assume, durante sua formação pelo KRI, o compromisso de preservar a pureza dos ensinamentos e, assim, transmiti-los sem acrescentar, subtrair ou alterar qualquer coisa.

Esses ensinamentos traduzem uma tecnologia que permite acesso e uso do próprio poder criativo para manutenção da saúde física, mental e emocional. A ampliação da consciência do praticante é experimentada quando as energias dos sistemas glandular e nervoso se combinam, fazendo com que todo o cérebro receba sinais e os integre.

Basicamente, uma aula de Kundalini Yoga se desenvolve, em três partes: o Kriya (série de exercícios físicos, cuja sequência se destina a criar efeitos precisos e atingir objetivos específicos); o Relaxamento (destinado a equilibrar as energias liberadas no corpo e na mente durante o kriya e desenvolver habilidade e sensibilidade para compreender os padrões de energia da vida); e a Meditação (processo de controlar as ondas mentais, com utilização da mente e do corpo, criando uma comunicação inter-relacionada).

Uma aula de kundalini yoga não é apenas uma série de exercícios que alongam e estimulam o corpo, mas, principalmente, a movimentação de energia e a utilização de técnicas de respiração. A consciência da respiração, que exige concentração e prática, pode gerenciar diferentes estados de saúde, de consciência e de emoção.

O corpo segue a mente e a mente segue a respiração!

 Professora Har Saroop Kaur
Brasília, 2013.
* Kundalini Yoga como ensinada por Yogi Bhajan