"É o som da própria Criatividade. Aquele que toca o gongo toca o Universo. Dele vem todas as músicas, todos os sons e todas as palavras. O som do gongo é o núcleo da Palavra."
Yogi Bhajan

O Gongo é um som primal e um instrumento antigo e sagrado de cura, renovação e transformação que, ao ser tocado de forma correta, cria uma ressonância no corpo físico e psíquico com as vibrações mais sutis e puras do Universo.
Yogi Bhajan compartilhou a tecnologia do Gongo como uma das formas mais efetivas para auxiliar no processo de cura por meio da reorganização do sistema nervoso e do equilíbrio hormonal.

As vibrações do Gongo tem um impacto no corpo e em seus meridianos, pois atuam:

·  * criando um relaxamento profundo e libertando a mente das torrentes de pensamentos;
·        
          *  reajustando o sistema nervoso, hormonal, muscular e ósseo, e reduzindo a tensão e o estresse;

·        *  dissolvendo bloqueios e estimulando a circulação;

·     *  transformando sentimentos negativos, reduzindo os pensamentos que lhes não dão suporte.

Como resultado há uma reorganização da energia emocional e dos sentimentos que estão atados dentro da estrutura do corpo. Por isso é comum as pessoas chorarem, sentirem-se leves ou rirem de maneira descontrolada durante uma meditação com o Gongo e/ou durante o relaxamento ao final. A liberação de sentimentos é um processo normal na meditação com o Gongo, pois ele muda os sentimentos que estão bloqueados quando corta os pensamentos que os sustentam. Assim o Gongo é capaz de recriar nossos sentimentos.

O Gongo quando tocado em uma meditação... seu som... as vibrações... a nossa mente em relaxamento profundo... toda a tecnologia do Kundalini Yoga sustentando a energia de cura com sacralidade e precisão... e a nossa entrega em devoção ao Ser Divino e Infinito que habita em cada de nós... tudo... tudo isso cria espaço para a transformação... e assim somos conduzidos por uma experiência de cura única, maravilhosa e especial!



Suraj Prakash Kaur 
As informações desse texto foram extraídas do livro “The Aquarian Teacher” e de textos do site www.gongoky.com.br
.