Chardi Kala



Queridos alunos,

Sat Nam! Chegamos ao final de mais um ano! Cada um de nós teve seus desafios... cada um de nós teve suas oportunidades de crescimento. Cada um, a seu tempo, lidou com essas oportunidades da melhor maneira que poderia, fez o melhor que sabia!

Sem culpas, sem culpados, sem arrependimentos, sem dramas... Foi como foi e assim foi por ser parte do processo! Culpa, mágoa, arrependimento, medo, rancor... apenas alguns nomes de véus que, colocados sobre nossos olhos, nos impedem de ver a Verdade e viver nossa Essência. Não precisamos de nada disso! Apenas reconheça o sentimento e dele desapegue. Se lhe parece que um desequilíbrio foi causado, reequilibre! Saia do drama!

Cada segundo é o momento perfeito para mudar de atitude, recomeçar ou apenas começar. Não é necessário esperar a virada do ano, o próximo aniversário, a próxima segunda feira, a próxima lua cheia ou a melhor conjunção planetária... A hora é agora! Não tem outra hora garantida. Não espere nem mais um segundo para viver o seu melhor! A vida que lhe foi dada é um presente, seria deselegante descuidar de um presente ganho, quanto mais um presente tão valioso.

Em minhas orações peço que cada um de vocês possa viver em Chardi Kala. Viver assim significa ter atitude positiva perante a vida. A atitude de Chardi Kala permite velejar pelos altos e baixos da vida com o menor sofrimento possível, e inspirar aos que estão a sua volta a também experimentar Chardi Kala.

Chardi Kala é um florescer perene, um estado permanente de certeza na Justiça Divina, é a personificação da fé, confiança, alegria, coragem, força, disciplina e força de vontade resoluta para encarar qualquer desafio. Em Chardi Kala existe uma profunda confiança na vitória final da Verdade sobre a falsidade, e do Bem sobre o mal. Enfim, Chardi Kala é o mais elevado espírito, uma mente que não inveja, não desdenha, não se deixa vencer ou dominar.

Que você se fortaleça, esteja permanentemente preparado. Que seu coração conheça apenas a bondade e a pureza. Que o serviço seja o alimento da sua alma. Que sua devoção seja o pavimento da sua estrada. Que a caridade seja a baliza dos seus atos e que você possa compreender profundamente a compaixão.


Nanak Naam Chardi Kala, Tere Bhane Sarbatt da Bhalaa.

Feliz Vida! Wahe Guru Ji ka Khalsa, Wahe Guru Ji ki fateh!


Nam Dharam Kaur