O Segundo Chakra
SVADISTHANA

“Cada chakra é uma visão do mundo; é uma perspectiva que organiza todos os nossos sentimentos, pensamentos e valores para enfrentar o mundo e agir dentro dele”.


O Segundo Chakra - SVADISTHANA
sentir, desejar, criar

LOCALIZAÇÃO: órgãos sexuais.
ÓRGÃO / GLÂNDULA: órgãos sexuais, glândulas reprodutivas, rins e bexiga.
COR: laranja.
ELEMENTO: Água.
QUALIDADES: atitudes positivas e descontraídas em relação às funções sexuais, paciência, criatividade, relacionamentos responsáveis.
SOMBRA: emoções rígidas, frigidez, culpa, falta de limites, relacionamentos irresponsáveis, problemas com os órgãos reprodutores e com os rins.
DESEQUILÍBRIO: pouca paixão, falta de opinião, o corpo não mostra os efeitos da motivação, de gostar dos sentimentos e do movimento, é contraído e vacilante; se o chakra é super-ativo, não existe nada que não seja sexual.



O Svadisthana é o segundo dos nossos oito chakras principais e uma de suas facetas é ter as qualidades da água: fluir e movimentar-se livremente.

A visão do Segundo Chakra relaciona-se com desejo e paixão, dualidade e polaridade, movimento e mudança e, fundamentalmente, com criatividade.

Do ponto de vista do yoga, as experiências do Segundo Chakra fornecem o primeiro gosto pela fusão, por ir além do ser isolado, dissolvendo-se com, através e dentro do outro. E assim podemos nos fundir com a Polaridade Infinita, onde nosso finito e infinito interagem em um sentido criativo de consciência.

O paladar é o sistema sensorial conectado ao Segundo Chakra. Sem paixões a vida não tem sabor! E quando vivenciamos uma grande paixão os sabores dentro da nossa boca mudam. No nível do yoga nos unimos ao Infinito e, neste momento, nosso cérebro produz o Amrit, um néctar doce capaz de mudar o sabor da nossa boca.

Um Segundo Chakra que funciona bem pinta o mundo com paixões, motivações e opiniões. Ele prepara o caminho para a compaixão do Quarto Chakra porque passamos a estimar e a desejar determinadas coisas de forma afetuosa. Quando o Segundo Chakra está bem desenvolvido nós temos opiniões e fazemos distinções.

Em palestra de janeiro de 1991, Yogi Bhajan destaca que o Segundo Chakra também é muito importante, que é a fonte da criatividade e da vida humana. Porém, é o relaxamento da hipófise por meio da meditação que nos torna produtivos, positivos, bonitos e que muda toda a nossa vida sexual.


Com amor!
Suraj Prakash Kaur - Brasília, 6 de novembro de 2015

(Patrícia Seixas)


Fontes de pesquisa:
1. The Aquarian Teacher - O Professor Aquariano (por Yogi Bhajan, PhD)

2. The Chakras - Kundalini Yoga as taught by Yogi Bhajan