O Terceiro Chakra

MANIPURA


“Reconciliar as emoções conscientes e subconscientes na área específica de cada chakra criará um fluxo de energia e personalidade, no qual o homem é coerente e vitorioso e possui metas conscientes”.
- Yogi Bhajan –





O Terceiro Chakra (Umbigo) - MANIPURA
a vontade do Guerreiro Espiritual

o    LOCALIZAÇÃO: plexo solar; área do ponto do umbigo
o    ÓRGÃO / GLÂNDULA: plexo umbilical, fígado, vesícula biliar, baço, órgãos digestivos, pâncreas, glândulas supra-renais e rins
o    COR: amarelo
o    ELEMENTO: Fogo
o    QUALIDADES: centro de poder pessoal e compromisso; auto-estima, identidade e julgamento; é onde se desenvolve a força para o equilíbrio interior, a inspiração e a boa saúde
o    SOMBRA: ira, ganância, vergonha, desesperança; com obstáculos em todos os lugares; sem força suficiente e sem espontaneidade; adaptável a fim de ser reconhecido; contestador de seus próprios desejos e emoções; problemas com digestão, fígado, vesícula biliar e pâncreas
o    DESEQUILÍBRIO: pode ter boas ideias e boas intenções, só que elas não chegam a frutificar; na falta de energia para completar as tarefas, pode haver busca em outras fontes como estimulantes, drogas ou alimentos



O Manipura é o terceiro dos nossos oito chakras principais e o mais sutil dos três chakras que compõem o chamado Triângulo Inferior - Primeiro, Segundo e Terceiro Chakras. Este chakra está associado à região ao redor do Ponto do Umbigo e é onde repousa o centro do umbigo.

O Terceiro Chakra é regido pelo elemento fogo e alimentado pelo fogo do plexo solar. Ele está associado às glândulas supra-renais e aos rins, e é quem desenvolve e coordena o sentido do olhar e da visão. Olhar e visão nos dão uma sensação de controle: muitas pessoas bem sucedidas, que constantemente formulam planos, visualizam suas metas e criam uma imagem concreta. A tangibilidade de uma imagem e a concretização da cada uma de suas muitas partes constroem a sensação de foco e vontade associada ao Terceiro Chakra.

O Terceiro Chakra é considerado um reservatório de energia dentro do corpo e é dito que nessa área é onde a energia kundalini se inicia. O elemento fogo associado a esse chakra representa uma disposição para começar.

O Manipura está associado ao arquétipo do Guerreiro Espiritual: alguém que é capaz de conhecer a sua missão e de formular a energiapara agir e completa-la. A essência do Guerreiro Espiritual é o destemor, uma habilidade para agir com integridade em quaisquer condições.

O primeiro ponto que deve ser estimulado para elevar a energia da consciência é o centro do umbigo. Este ponto tem uma função muito importante na medida em que milhares de canais que carregam o prana (a força de vida) pelo corpo convergem dele, e podem ter suas diferentes correntes, proporções e intensidades de fluxo iniciadas e ajustadas por ele.

A região do plexo solar é essencial no desenvolvimento e no amadurecimento do corpo e da psique humana.Tornar o Ponto do Umbigo forte é parte da reunião da energia e da organização dos três chakras inferiores para penetrar nos domínios superiores da consciência.

"Todo yoga começa no ponto do umbigo." (Shastras)



Fontes de pesquisa:
1. The Aquarian Teacher - O Professor Aquariano (por Yogi Bhajan, PhD)
2. The Chakras - Kundalini Yoga as taught by Yogi Bhajan
3. Kundalini Yoga, programa para iniciantes, livro do professor (por Kirn Jot Kaur)

Com amor!

Suraj Prakash Kaur - Brasília, 11 de novembro de 2015.
(Patrícia Seixas)