O USO DO TURBANTE


Sat Nam, queridos alunos e amigos! 
Vejo muita gente curiosa pra saber porque o professor de Kundalini Yoga e mesmo muitos alunos usam turbante para a prática.

Num convite para que você possa experimentar a tecnologia do uso do turbante, compartilho, então, a tradução do post publicado no site do 3HO.

Cobrir a Cabeça 
Yogi Bhajan ensinou-nos que o cabelo está vivo e tem uma função energética. Nosso objetivo é nos treinar  a conhecer e dominar as nossas energias sutis. Ele recomenda cobrir a cabeça e os cabelos com um pano de algodão ou turbante.
Cobrir a cabeça permite-nos comandar o sexto centro, o Ajna Chakra. Proporciona uma sensação de contenção e nos dá foco quando praticamos yoga ou quando executamos um trabalho que requer clareza de pensamento. Literalmente, “ajusta a cabeça “. Cobrir a cabeça cria um foco do circuito funcional dos hemisférios do cérebro e ajusta o sistema neurológico. Toda a cabeça deve ser coberta, não apenas o chakra coronário.

Turbantes como Tecnologia
Cobrir a cabeça de qualquer modo é útil para uma prática meditativa. Turbantes, em particular, são úteis para a contenção da energia e para a criação de foco no ponto do terceiro olho (ponto entre as sobrancelhas). Além disso, o turbante fornece um ajuste cranial agradável. Professores de Kundalini Yoga usam turbante ou cobrem a cabeça na sua prática pessoal.
O crânio é feito de pequenos ossos que estão constantemente em movimento, ainda que apenas por micromilímetros. Quando esses ossos se movem, impactam nos níveis de calma ou ansiedade. Cobrir a cabeça estabiliza a matéria cerebral bem como as 26 partes do cérebro, que estão interligadas com o sistema neurológico e o campo electromagnético.
A vantagem de usar um turbante é que quando você envolve a cabeça com  5 a 7 camadas de pano, você cobre as têmporas, impedindo qualquer variação ou movimento nas diferentes partes do crânio. Um turbante proporciona automaticamente um auto-ajuste craniano. Você pode pagar para um ajuste craniano, ou você pode amarrar um turbante de graça!

Pergunta: É importante cobrir a cabeça durante a sadhana?
Yogi Bhajan: Durante a sadhana, certifique-se de cobrir a cabeça com um tecido flexível, natural, como o algodão, e mantenha o cabelo para cima. O cabelo regula o fluxo de energia solar no  sistema corporal. Para permitir o fluxo de energia solar sem obstrução, deixe o cabelo crescer de maneira natural e cuide bem dele. Feito isso, a quantidade de energia que vai para baixo, a partir do sétimo chakra, aumenta tremendamente.
A energia Kundalini é ativada pela força radiante do plexo solar e se move para cima em resposta à energia solar que desce. Isso equilibra a energia do corpo e mantém o equilíbrio total. Se o cabelo ficar para baixo, descuidado, ou descoberto, haverá um desequilíbrio elétrico  e o  fluxo da energia do Kundalini ficará impedido.
Com amor e bênçãos.

Surjeet Kaur 
03/08/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário