YOGI BHAJAN FALANDO DA MEDITAÇÃO
O que é uma meditação? Quando você se sentar e tentar acalmar-se, o subconsciente começa a liberar todo o lixo; por isso a maioria das pessoas ficar chateada, eles dizem, “Yogi Ji, eu não quero meditar. Quando medito, cada pensamento sujo vem a mim!” Oh, isso é do que se trata meditação. Em vez de continuar com pensamentos sujos, é muito melhor tirá-los fora e cortá-los; é a limpeza da casa!
A meditação não é nada mais que a limpeza da casa para a mente e você deve se orgulhar de fazê-lo. Você não gosta de limpar sua sala de estar? Você não limpa o seu quarto, arruma sua cama? Você dorme, você a usa, posteriormente, você deixa tudo arrumado, e você se sente confortável com isso.
Isso é exatamente a meditação para a mente. Todos os pensamentos, que vêm e te incomodam em sonhos e incomodam em devaneios, que vai atrapalhar suas horas de trabalho e fazer você alucinar e fazer você se sentir mal e perder a sua energia nervosa. Assim, você simplesmente senta-se em um lugar calmo e deixa-os ir. Agora, isso é chamado de meditação simples.

USO DO MANTRA NA MEDITAÇÃO
Se você usa um mantra na meditação pode potencializar seus efeitos.
Yogi Bhajan explica que “mantras são sempre pessoais, mantras são sempre sagrados, eles estão sempre em segredo e eles são sempre pessoais. Você sabe por que? Porque quando você recitar um mantra, só você pode experimentar a experiência desse mantra, ninguém mais pode. Mesmo que você tente explicar, você não posso explicar isso; por que isso diz respeito a voce.”

O QUE FALA A CIÊNCIA
Cada vez mais a ciência tem utilizado a meditação como prevenção e tratamento de enfermidades. Para citar um exemplo, Dr. Rubens de Aguiar desenvolve um trabalho pioneiro na USP no qual através de um programa de oito semanas utilizando práticas de meditação conseguiu reduzir o estresse crônico em 90% das pessoas que participaram da pesquisa. Ele nos contou no 1º Congresso On Line de Doenças Crônicas e Curas Naturais “como através da quietude da mente, da auto observação e da prática da atenção plena podemos ressignificar o nosso mundo interior e passar a ter uma nova postura diante da existência capaz de superar os gatilhos que ativam as doenças crônicas”.
Contrariando o ponto de vista da medicina tradicional, Dr.Dharma Singh Khalsa revela no seu livro A Longevidade do Cérebro que é possível evitar doenças como a senilidade e o mal de Alzheimer, bem como deter seu desenvolvimento quando estes problemas já se manifestaram. Numa pesquisa inovadora, ele apresenta um programa de normas alimentares, exercícios e meditação para melhorar a memória, minimizando os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro.
Em sua pesquisa, Dharma Singh Khalsa adotou a  Meditação Kirtan Kriya. Segundo ele, chamada de exercício da mente e do corpo, ela precisa apenas de 12 minutos diários durante oito semanas para surtir resultado. É uma meditação considerada médica, prescrita aos pacientes, porque é fácil, rápida e tem importantes efeitos através de sons e movimentos corporais que estimulam a concentração e o exercício do cérebro.
Nota: Para iniciantes é recomendável meditar pelo menos 5 min todos os dias e ir aumentando o tempo de prática gradualmente. Escolha um lugar em que você disponha de tranquilidade e quietude.

Texto retirado do site www.yogavital.net

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