O USO DO TURBANTE


Sat Nam, queridos alunos e amigos! 
Vejo muita gente curiosa pra saber porque o professor de Kundalini Yoga e mesmo muitos alunos usam turbante para a prática.

Num convite para que você possa experimentar a tecnologia do uso do turbante, compartilho, então, a tradução do post publicado no site do 3HO.

Cobrir a Cabeça 
Yogi Bhajan ensinou-nos que o cabelo está vivo e tem uma função energética. Nosso objetivo é nos treinar  a conhecer e dominar as nossas energias sutis. Ele recomenda cobrir a cabeça e os cabelos com um pano de algodão ou turbante.
Cobrir a cabeça permite-nos comandar o sexto centro, o Ajna Chakra. Proporciona uma sensação de contenção e nos dá foco quando praticamos yoga ou quando executamos um trabalho que requer clareza de pensamento. Literalmente, “ajusta a cabeça “. Cobrir a cabeça cria um foco do circuito funcional dos hemisférios do cérebro e ajusta o sistema neurológico. Toda a cabeça deve ser coberta, não apenas o chakra coronário.

Turbantes como Tecnologia
Cobrir a cabeça de qualquer modo é útil para uma prática meditativa. Turbantes, em particular, são úteis para a contenção da energia e para a criação de foco no ponto do terceiro olho (ponto entre as sobrancelhas). Além disso, o turbante fornece um ajuste cranial agradável. Professores de Kundalini Yoga usam turbante ou cobrem a cabeça na sua prática pessoal.
O crânio é feito de pequenos ossos que estão constantemente em movimento, ainda que apenas por micromilímetros. Quando esses ossos se movem, impactam nos níveis de calma ou ansiedade. Cobrir a cabeça estabiliza a matéria cerebral bem como as 26 partes do cérebro, que estão interligadas com o sistema neurológico e o campo electromagnético.
A vantagem de usar um turbante é que quando você envolve a cabeça com  5 a 7 camadas de pano, você cobre as têmporas, impedindo qualquer variação ou movimento nas diferentes partes do crânio. Um turbante proporciona automaticamente um auto-ajuste craniano. Você pode pagar para um ajuste craniano, ou você pode amarrar um turbante de graça!

Pergunta: É importante cobrir a cabeça durante a sadhana?
Yogi Bhajan: Durante a sadhana, certifique-se de cobrir a cabeça com um tecido flexível, natural, como o algodão, e mantenha o cabelo para cima. O cabelo regula o fluxo de energia solar no  sistema corporal. Para permitir o fluxo de energia solar sem obstrução, deixe o cabelo crescer de maneira natural e cuide bem dele. Feito isso, a quantidade de energia que vai para baixo, a partir do sétimo chakra, aumenta tremendamente.
A energia Kundalini é ativada pela força radiante do plexo solar e se move para cima em resposta à energia solar que desce. Isso equilibra a energia do corpo e mantém o equilíbrio total. Se o cabelo ficar para baixo, descuidado, ou descoberto, haverá um desequilíbrio elétrico  e o  fluxo da energia do Kundalini ficará impedido.
Com amor e bênçãos.

Surjeet Kaur 
03/08/16
"O Toque do Mestre
Com infinito cuidado e paciência
O toque do mestre
Rapidamente desliza

Pelo suave e pomposo ego
Para tocar o lugar escolhido...

De repente, (só um toque)
O coração desabrocha,
O amor brota.

Suavemente, (só um toque)
O Ajna, a intução, se abre,
Visão cristalina.

Dentro, (só um toque)
a verdade flui"

(Yogi Bhajan)





Parabéns Professor!
Nossa eterna gratidão pelas inúmeras possibilidades que você nos ensinou para seguirmos um caminho de amor, serviço, disciplina e luz! 
Sat Nam, Wahe Guru! 




UM CÍRCULO SAGRADO DE MULHERES
Mulheres Radiantes é um programa dinâmico para mulheres. Ele é um círculo sagrado de mulheres comprometidas em alcançar uma saúde melhor, felicidade e uma profunda conexão espiritual. O programa se concentra na força, calibre e recursos únicos que temos como mulheres e é aberto para as mulheres de todas as idades, de todos os caminhos e nacionalidades.

Kundalini Yoga: A Fonte Sagrada
As ferramentas e técnicas, que são a base do Mulheres Radiantes, estão alicerçadas nos ensinamentos de Yogi Bhajan. Em 1969, Yogi Bhajan, um Mestre de Kundalini Yoga, veio da Índia para os Estados Unidos ensinar Kundalini Yoga e Meditação. A fim de criar um novo modelo para o nosso futuro, Yogi Bhajan estabeleceu um programa, a cada verão, chamado Acampamento de Treinamento de Mulheres, em Espanhola, no Novo México. Ali, ele compartilhou com suas alunas o ensinamento sagrado do poder de Shakti, o Divino Feminino. Através de seu humor, sabedoria e histórias, as mulheres aprenderam como resgatar o poder, a autoestima, a alegria delas, assim como o direito de nascimento de serem nobres e divinas.
As mulheres de todas as partes do mundo se reuniam para compartilhar as suas histórias e as suas vidas. A cada dia nós transformávamos e curávamos nossos corpos através de agradáveis aulas de yoga ensinadas por Yogi Bhajan, em que respirávamos e alongávamos nossos corpos além de nossos sonhos mais loucos. Meditávamos juntas por horas, misturando nossas vozes e corações dentro da oração, da esperança e da serenidade. Os dias eram preenchidos com corrida, yoga, dança e meditação. As noites eram profundas e serenas enquanto nos sentávamos aos pés de nosso amado mestre, Yogi Bhajan. Ele compartilhou segredos de ensinamentos antigos combinados com prática e moderna sabedoria do cotidiano naquilo que significava ser uma mulher saudável, feliz e íntegra. Aprendemos sobre a arte dos relacionamentos, sobre comunicação, sobre gravidez, saúde do corpo e da mente, a arte do amor e romance e muito mais.

Compartilhando no Círculo de Mulheres
Dentro deste mesmo espírito, esperamos trazer a cada uma de vocês uma oportunidade de experimentar a alegria, o poder e a transformação que vêm destes ensinamentos e a extraordinária experiência de compartilhar como um círculo de mulheres. Nós trazemos para vocês as ferramentas que têm ajudado as mulheres a resgatar nossa nobreza, dignidade e divindade. Estamos aqui para apoiá-las e ajudá-las em sua jornada.
É um período muito importante para nosso mundo e nosso planeta Terra. Este programa está aqui como um passo em direção à construção de um alicerce de força e entendimento do significado de viverem sua excelência como mulheres. Estarem unidas num círculo sagrado de mulheres para elevação espiritual, física e mental, é o primeiro passo em ajudar a criar uma mudança positiva para nós mesmas, nossas famílias, nossas comunidades e nosso mundo. Da maneira feminina mais orgânica e natural, estes ciclos conscientes que criamos são bem o oposto das estruturas hierárquicas. Eles são um lugar onde cada pessoa pode ser ouvida e escutada. Eles são uma via futura para a colaboração pacífica e um novo crescimento em nosso mundo.


Texto introdutório do Programa. O Programa Mulheres Radiantes foi compilado por Pritpal Kaur Khalsa, Sumpuran Kaur Khalsa e Tarn Taran Kaur Khalsa a partir dos ensinamentos de Yogi Bhajan para mulheres.