Palestra do Yogi Bhajan:
Mulher, olhe para a sua vastidão.

Em sua firmeza está sua graça. Às vezes, quando digo essas coisas, você diz: “Você deixa os homens saírem ilesos e nós somos colocadas em situações difíceis”. Você tem que entender que o ambiente em que você está se desenvolvendo como uma mulher não pode ser emocional.
Sem você, nada existe.
Não estou dizendo que na sociedade de hoje a mulher não esteja buscando fronteiras totalmente diferentes, o que digo é mais do que isso. Só estou dizendo que a mulher se tornou um pedaço de carne para ser explorada, apreciada e trabalhada.
Afinal, o que é uma casa? O que são crianças? Sem você, o que existe? Eu entendo que você pode se tornar uma engenheira, uma médica, a presidente. Você pode se tornar presidente das Nações Unidas e governar o mundo inteiro. Você pode ser qualquer coisa. Não entenda mal de onde eu venho. Mas quero que você, como mulher, compreenda apenas uma coisa: que sem você nada existe. Se nada existe sem você, você tem que ser muito compreensiva.
Com todos os avanços médicos, ainda não é possível que os homens engravidem. Nunca terão filhos; você terá. Tudo o que você dá fisicamente, eletromagneticamente, através de sua comunicação, sua vibração, seus pensamentos mentais; desde o dia da concepção até o 120º dia até o nascimento,  este é o fundamento da criança.
Tudo o que você dá na psique, na comunicação, na confiança e na base para o homem, então este será o homem. Isso não pode ser negado. Isso não significa que você não possa ser uma engenheira. Você pode ser qualquer coisa. Você é o pivô de tudo. Então, se isso é verdade, então por que não tornar isso bom?
Sem você não há unidade familiar. Não há nada sem você. Não é possível. Todos os esforços foram feitos para degradar a mulher, para torná-la uma escrava. Quando houve guerras tribais, todos os homens foram mortos e todas as mulheres foram levadas como prisioneiras. Mesmo assim, você era valiosa. Olhe para a história do homem. Com um sorriso seu, ele pode construir tudo. Com um olhar franzido seu, ele se torna inseguro, é isso. Tudo o que você faz, toda a parafernália, nada é necessário. O que é necessário é você dentro de você.
As escrituras dizem: “Quando uma mulher perde a graça, o mundo fica mais escuro”. Simples: Quando você brilha, Deus se destaca.

Confie em sua força
Normalmente, apenas dizemos “mulher” ou “fêmea” e isso não significa nada. É uma expressão muito inconsciente. Dentro desta expressão inconsciente, você tem sido ensinada de algum modo que sem um homem, você é incompleta. Você pode chamar isto de anos e anos de doutrinação, ou fusão psicológica, ou campo eletromagnético e psique. Mas a realidade é que durante os três primeiros anos, uma criança fêmea só se relacionará com a mãe. E de três anos para sete anos, ela vai querer se relacionar com o pai. Se essa situação de mãe e pai não está completa, haverá uma lacuna, uma cavidade que vai doer mais tarde, durante anos.
A vida, o lar e o casamento não se baseiam na lógica, na razão e no argumento. Baseia-se na confiança. Não há nada pior do que uma mulher quando ela perde a confiança. E não é confiança no homem, é confiança em si mesma! Quando você perde a confiança em sua própria dignidade, sua própria graça, seu próprio poder e sua própria psique, não há nada mais.
O temperamento curto é característica do homem. Deus não lhe deu um temperamento curto. Se você pode ter um filho ou não, se você está grávida ou não, se você vai ter filhos ou não, se você vai se casar ou não, se você quer ser única ou não, não é o ponto. Em sua manufatura, na sua composição, a paciência, a tolerância e a benevolência estão lá. Essas características estão em você. Têm que estar em você porque você é feita para ser uma mãe, uma mãe em potencial. Seus hormônios, seu sistema nervoso, seu biorritmo e sua psique são feitos de uma maneira muito especial. Não reconhecer que isto é ser mulher é o maior erro na Terra.

Você é o Poder e a Oração
Vingança, raiva e luta devem ser seus últimos recursos. Você deve ser bem treinada, artisticamente treinada, no manuseio da vida. A vida é uma arte que deve ser vivida como uma ciência. Isto é o movimento de uma mulher bem sucedida. Você não tem que se tornar bem sucedida, você já é bem sucedida. Só não crie situações difíceis.
Dizem pra você que quando envelhece você não serve mais. O que acontece? Aos 40 anos seu cérebro salta e cai no ralo? Por que é que a sua vida é apenas luxúria?  Por que não é verdade que a luz é a sua própria vida? Você é a luz. Seu toque, seu sentimento, sua palavra, seu dizer, sua amamentação e seu ser nada mais são do que a luz de Deus.
Por que você não entende isso? Diga-me, por que não pode uma boa frase, uma palavra sábia, uma projeção pacífica sua mudar a vida de alguém? Por que você troca a sua graça por esta poeira?
Será que os Estados Unidos seriam o que são hoje sem mulheres? A tecnologia moderna deu aos homens a capacidade de dar à luz bebês? Sua inteligência emocional foi substituída pelo próprio ego do homem? Então, onde você vai mal?
Não há nada de errado com você exceto uma coisa: você se prejudica. Você não precisa da força de ninguém. Você é a oração, e você é o poder. No momento em que você se põe para baixo, você esquece a existência de Deus. Estou tentando invocar em vocês a luz fundamental que vocês são. Eu não estou tirando seus valores humanos, negativos ou positivos. Estou dizendo que, junto com sua carreira, sua educação e seu crescimento doméstico e econômico, por favor, desenvolva-se. Cada mulher tem de desenvolver-se, juntamente com todas as suas outras facetas: mulher de negócios, mulher profissional, dona de casa, amada, amante, namorada, e assim por diante.
O problema é que a mulher tem sido tão associada com sexo que nada mais se encaixa nestes dias. Assim como graffiti em Nova York, você nem vê a casa, tudo que você vê é o graffiti. Isso é o que aconteceu com a mulher. Ela tem sido tão simbolizada pelo sexo, que tudo o mais foi perdido – seu calibre, sua graça. Mas eu acredito que se todos vocês estenderem a mão, então toda mulher pode ter essa graça que é a psicologia da mulher. Uma vez que a graça aparece, tudo ficará bem.
Os homens não podem parar a Terceira Guerra Mundial. Não está em suas células. Mas as mulheres podem. Um homem pode amar uma criança, mas não passa pela dor do parto. Ele não tem nenhuma experiência prática do que é ter um filho. Não importa quão podre uma mulher pode ser ou quão grande ela pode ser, ela sabe o que significa levar uma criança por nove meses. O homem não tem essa experiência. Então o que você pode esperar dele? As soluções nesta Terra não estão nas mãos dos homens. As soluções nesta Terra estão nas mãos da mulher, na psique da mulher.
Em um país onde a mulher não é respeitada, em uma nação onde a mulher não é sábia, em uma casa onde a mulher não é firme, há muita dor. Você tem que perceber que um homem que sai às 7 horas, e volta à noite, depois de enfrentar um terrível trânsito,  espera o Céus quando ele chega em casa, apesar da fato de que você também tenha trabalhado o dia todo.
Você pode até tirar 2.000 dólares a mais por mês do que ele, mas quando esse cara chega em casa, ele espera ser amamentado e cuidado. Ele espera que tudo seja doce e celestial. Você pode acreditar nessa loucura? Você diz: “Meu Deus, o que eu sou, uma máquina, um robô, o que eu sou, o que ele é?” A verdade é que em seus dez trilhões de células multiplicado por 3, ele precisa de conforto seu, e a natureza deu isto a você – e não a ele.
Seu toque para uma criança pode dar a essa criança a força para vencer. Sua negação pode fazer aquela criança nada, para sempre. Isso é o quão poderosa você é.
No seu calibre há uma consciência. Nessa consciência existe um ser cuidadoso. Nesse ser cuidadoso existe Deus. Isso é tudo o que estou dizendo. Olhe para a sua imensidão. Olhe para a sua grandeza. Olhe para a sua totalidade. Não olhe para as pequenas coisas.

© Os Ensinamentos de Yogi Bhajan
Esta palestra pode ser encontrada em I Am A Woman, disponível através do KRI.

Tradução: Andrea magalhães