Os Chakras

VAMOS RESPIRAR !!!

“De todas as mudanças positivas que uma pessoa pode fazer,
aprender a respirar profunda e completamente
é a maneira mais efetiva para desenvolver a consciência elevada, para melhorar a saúde, a vitalidade e a conexão com a própria vida”.
- Yogi Bhajan -






Sat Nam!
Respirar corretamente é a base para o fortalecimento dos chakras e para encerrar a nossa jornada pelos ensinamentos deixados por Yogi Bhajan a respeito deste tema, eu compartilho com vocês algumas informações interessantes extraídas do livro: “Kundalini Yoga, programa para iniciantes, livro do professor (por Kirn Jot Kaur)”.

A mais simples de todas as respirações yóguicas é a Respiração Longa e Profunda, e este é um hábito que nós precisamos resgatar.
Nossa tendência normal é respirar superficialmente o que leva a uma visão emocional da vida, à tensão crônica e ao enfraquecimento dos nervos.
Além de nos suprir com oxigênio e de eliminar gás carbônico, o sistema respiratório também ajuda a regular o pH do corpo (equilíbrio ácido-base) e a excretar vapor de água, hidrogênio e pequenas quantidades de metano.

Em média os nossos pulmões aumentam até um volume de cerca de 6.000 cm3 e, normalmente, nós usamos apenas 600 ou 700 cm3 desta capacidade total.

Porém, quando nós não expandimos os pulmões em sua capacidade máxima os pequenos sacos de ar em seu interior não podem limpar de forma apropriada o revestimento mucoso e irritações tóxicas aparecem.

Normalmente, os homens respiram numa média de 16-18 ciclos por minuto e as mulheres respiram, em média, de 18-20 ciclos por minuto. Trabalhar conscientemente na diminuição da frequência destes ciclos respiratórios promove grandes benefícios em nosso organismo, conforme descrito abaixo:

8 ciclos por minuto: traz relaxamento, libera o stress, aumenta o foco mental e estimula processos de cura (ativa o sistema nervoso parassimpático).

4 ciclos por minuto: dá a experiência de um intenso sentido de consciência, aumento da clareza visual e elevada sensibilidade corporal. A hipófise e a pineal começam a trabalhar em um elevado grau de conexão, favorecendo um estado meditativo.

1 ciclo por minuto (20 segundos inspirando, 20 segundos de suspensão, 20 segundos expirando): otimiza a cooperação entre os hemisférios cerebrais (esquerdo que processa os dados racionalmente, e direito que abstrai e intui), diminui a ansiedade, o medo e a preocupação, e desenvolve a intuição.
Com amor!

Suraj Prakash Kaur 

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