Yogi Bhajan





Por Patwant Kaur
Yogi Bhajan foi um mestre espiritual, conhecido como catalizador dinâmico para a evolução da consciência humana. Ele foi um humanista que quebrou uma regra bramânica de sigilo sobre Kundalini Yoga. Ele ensinou essa técnica de forma aberta e democrática e teve seu trabalho reconhecido por grandes mestres espirituais. Poeta, filósofo, profeta, sábio, curador, acima de tudo ele foi um professor. Declarou de forma direta: “Estou aqui para formar professores e não para reunir discípulos” disse.
Ele ajudou dependentes de álcool e drogas na época do Woodstock e influenciou pessoas de forma positiva a buscar saúde. No ano de 1969 ele criou a 3HO, Organização Saudável Feliz e Divina e um programa de reabilitação de drogas o Super Healph. Esse programa abriu suas portas em 1973 nos Estados Unidos, e desde então oferece tratamento para desintoxicação de álcool e drogas e um treinamento mental para ajudar pessoas a controlarem melhor suas emoções por meio da prática de Kundalini Yoga.
Yogi Bhajan nasceu no dia 26 de agosto de 1929 na Índia e foi registrado como Harbhajan Sing Puri. Durante a infância ele foi educado pelo avô e desde cedo começou a estudar ioga. Aos 16 anos ele recebeu de seu professor Sant Hazara Singh o título de mestre de Kundalini Yoga. No ano de 1947, com 18 anos de idade ele ajudou a conduzir mais de mil pessoas do vilarejo onde morava na Índia até Nova Deli. Nesse período, a Índia passou por um processo de divisão do seu território e parte se tornou Paquistão. Yogi Bhajan foi casado com Bibi Inderjit Kaur, teve três filhos e cinco netos.
Ele foi um visionário e criou um legado em torno dos ensinamentos de Kundalini Yoga. Abriu empresas que atuam nas áreas de informática, segurança, consultoria, produtos saudáveis, medicamentos fitoterápicos, óleos de massagem. As fórmulas usadas em suas empresas em maior parte foram desenvolvidas por ele mesmo. O deserto do Novo México foi o local escolhido por ele para ser a sede do Kundalini Yoga e acolher pessoas de todo o mundo. Yogi Bhajan também participou da comunidade Sikh e foi chefe religioso do Sikh Dharma internacional no ano de 1971.
Ao longo de sua vida ele ministrou mais de oito mil palestras e escreveu muitos livros sobre os ensinamentos da Era de Aquário. Todo o seu trabalho está compilado e disponível nos sites oficiais do Kundalini Research Institute e Organização Saudável Feliz e Divina –  3HO. Yogiji, apelido carinhoso, deixou o corpo físico no dia seis de outubro de 2004. Sua missão de “criar professores e não colecionar alunos” continua a se perpetuar por meio de seus ensinamentos.