O Ateliê Experiência convida para oficina de Respiração do Renascimento e Gongo.Essa atividade foi deixada por Yogi Bhajan para auxiliar aqueles que buscam reparar dores do passado e desejam se conectar com a consciência para viver uma vida plena e feliz. A frequência do Gongo acessa o inconsciente e ajuda promover limpeza e cura.


O Gongo na prática de Kundalini Yoga
Por Patwant kaur

O Gongo é um instrumento que atua com uma frequência refinada e sutil na psique humana. Ele é usado em práticas de Kundalini Yoga para acessar regiões profundas do cérebro e inconsciente.Sua vibração ajuda promover limpeza e cura. O Gongo deve ser tocado com reverência e técnica para alcançar os benefícios mencionados. O som que ele emite cria relaxamento, reduz o fluxo de pensamentos e estimula o sistema glandular.

Quando solicitado a explicar sobre os efeitos da meditação com o gongo e como usá-lo, Yogi Bhajan respondeu: “O Gongo é muito simples. Trata-se de um sistema inter-vibratório. É o som da própria Criatividade. Aquele que toca o gongo toca o Universo”, disse.

A frequência do som emitido pelo Gongo promove um impacto no corpo e seus meridianos. Ele libera bloqueios, estimula a circulação, diminui a tensão, ajuda a reorganizar a mente e sentimentos dentro da estrutura do corpo. Algumas pessoas podem chorar, outras rir, o que é um processo natural causado pela liberação de emoções. 

Dentro do Kundalini Yoga existem algumas técnicas efetivas para auxiliar pessoas que desejam liberar traumas, bloqueios. Problemas que geralmente impedem o indivíduo de seguir adiante e levar a vida de forma saudável e plena. A respiração do renascimento com o uso Gongo é uma dessas técnicas. Ela se destaca por ter um efeito positivo e rápido. Muitas vezes a pessoa consegue sentir um alívio imediato para suas dores.

Aqui no Brasil aos poucos o Gongo vem ganhando a admiração de pessoas que tem a oportunidade acessar essa vibração sofisticada. Em Brasília, o professor Harjinder Singh, tem se colocado a serviço da comunidade para difundir essa prática “O Gongo é fundamental e deveria estar presente em todas as salas de Kundalini Yoga, seus benefícios são imensuráveis”, afirma Harjinder.

As sequências e os ritmos do gongo são tão variados quanto a música e a imaginação. Esse conhecimento deve ser acessado por meio de cursos e treinamento. A arte do Gongo está disponível para todos que desejam deixar para trás as dores do passado e querem se conectar com o novo. A Abaky Brasília em sua programação disponibiliza atividades com a prática de Kundalini Yoga e Gongo.