SADHANA AQUARIANA




"A maior recompensa de se praticar a sadhana (disciplina espiritual) é que a pessoa se torna incapaz de ser derrotada. Sadhana é uma vitória pessoal e é uma vitória sobre o tempo e o espaço. Levantar é uma vitória sobre o tempo e praticá-la é uma vitória sobre o espaço. É isto que é a Sadhana. E quando você faz uma sadhana em Sangat (comunidade) você se enriquece de várias maneiras".
 Yogi Bhajan



Sadhana - sozinho ou em grupos - é yoga e meditação no início da manhã, quando o ângulo do sol com a terra é o mais adequado. Este não é necessariamente o momento mais fácil de se levantar!
Yogi Bhajan disse: "Ninguém quer levantar-se entre 3 e 6 horas da manhã. Ninguém! Porque todo mundo quer apenas relaxar um pouco na vida. E nós queremos ter a nossa paz, e este é o momento mais silencioso: ... eu dormi pacificamente. Não perturbei nin­guém, porque eu estou sentado aqui repetindo este ... mantra. Meu Deus, continuamente, vou enlouquecer. Não é o suficiente dizer algo uma vez, talvez duas vezes - mas 108 vezes! .... A resposta é perseverança ... Sadhana lhe dá perfeita perseverança mental. Vigor físico é bom. Mas, além disso, precisamos também de uma perseverança mental. Caso contrário, não temos chance de a nossa vida correr bem, de estarmos felizes, satisfeitos e bem sucedidos. Estas são as necessidades, são condições básicas ... Sadhana dá o que você precisa para a sua resistência mental. E o amor é o que inspira a sua resistência espiritual. Quando você ama, você nunca desistirá." (Yogi Bhajan, 22.01.91)
Se o corpo humano não é lavado regular­mente, ele começa a feder. As secreções da pele estão desintegrando e produzindo um odor desagradável. Exatamente o mesmo processo acontece quando a mente não "é limpa" regularmente (por exemplo, através de yoga e meditação). As secreções da men­te afundam para o subconsciente e "polu­em" os nossos pensamentos.
Limpeza significa livrar-se do lastro do subconsciente, e assim atingir a liberdade do ser interior. A rotina diária desse processo de limpeza interna pela manhã é chamada Sadhana. No Kundalini Yoga trata-se de uma oração da manhã dos Sikhs - o Jap Ji -, um Kriya de livre escolha e uma série de 7 meditações vocais, os mantras para Sadhana. Em geral, isso leva duas horas e meia, o que representa um décimo do dia. Assim, praticá-la diariamente é plenamente suficiente para garantir um crescimento contínuo interno.
A mente torna-se progressivamente mais clara e a consciência corporal aumenta. Neste processo de crescimento, há altos e baixos, mas estamos em uma forma humana, então todos os seres humanos são "seres espirituais fazendo uma experiência humana". Muitas pessoas não podem imaginar levantar-se e dedicar uma hora e meia para o seu processo interno. Qualquer pessoa que tenha filhos e um emprego regular não pode muitas vezes sequer imaginar uma meia-hora, que é diferente da rotina diária normal.

Um Sadhana efetiva não deve necessariamente levar duas horas e meia. No início de um caminho de yoga isso faz muito sentido, para estabelecer uma base. Mas uma prática espiritual, também pode demorar apenas 10 minutos. É importante que se exerça regularmente todos os dias, por exemplo, em uma forma de meditação ou uma série curta de exercícios de Yoga. A continuidade é fundamental para atender ao corpo e à mente. A rotina diária torna-se assim uma parte da vida que nos serve como uma força inicial e uma constante fonte inspiradora. Duas horas e meia é o tempo ideal, mas que muitas vezes só é possível em estágios de vida específicos ou em condições específicas.

**********

SADHANA AQUARIANA – COMO FUNCIONA?
(Texto de Sujjanjot Singh)

1º – JAP JI SAHIB
Iniciamos entoando o Jap Ji Sahib. Uma oração composta por Guru Nanak, (primeiro dos 10 Gurus Sikhs que viveu na Índia no século XV). Jap significa repetição e Ji significa alma. A repetição constante desses versos criam novos padrões neuronais. Cada estrofe é repleta de energia positiva que preenche todo o corpo físico e a alma.
Ele é escrito em gurmuk, língua com elementos do sânscrito e do persa. É um idioma novo para muitas pessoas, sendo assim, é normal a estranheza e o desconhecimento do significado e p r o n ú n c i a de várias palavras. No entanto, a vibração delas é sentida à nível celular, alterando a frequência vibratória como um todo. A pronúncia correta vem com a repetição e pelo contato constante com a língua.
2º – KRIYA
Kriya significa ação completa. É uma sequência composta por um ou vários exercícios (asanas). Normalmente cada série tem uma finalidade específica.
3º – RELAXAMENTO
Muito importante para que o corpo possa assimilar todas as informações geradas a partir dos asanas.
4º – MANTRAS DA SADHANA AQUARIANA (MEDITAÇÕES VOCAIS)
4.1 – Long Ek Ong Kar
Sintoniza a nossa alma com a Alma Universal. Ele abre e energiza todos os chakras. Cada som (sílaba) vibra em um centro energético do corpo, sendo que o termo “guru” corresponde à energia se espalhando pela aura.
EK – chakra básico
ONG – chakra sexual
 KAR – chakra umbilical
SAT – chakra cardiaco
 NAM – chakra laríngeo
 SIRI – chakra frontal
 WAHE – chakra coronário
 GURU – aura
 Padrão de respiração:
INSPIRA FUNDO e entoe liberando o ar lentamente: EK (aplica mulabandha) – ONG – KAR
INSPIRA FUNDO e entoe liberando o ar lentamente: SAT – NAM – SIRI
PEQUENA E RÁPIDA INSPIRAÇÃO, entoe: WAH
LIBERANDO O AR LENTAMENTE entoe: HE GURU

4.2 Waah Yantee, Kar Yantee – 7 minutos
Com este mantra, a conexão com o eu infinito, a parte de nós além do mundo físico, além da criação é fortalecida
Waah yantee, kar yantee
 Jag dut patee, aadak it waahaa
 Brahmaadeh tresha guru
 It wahe guru
Grande Macro Ser. Ser Criativo. Tudo isso é criativo através do tempo, tudo isso é o
Grande Único. Os três aspectos de Deus: Brahma, Vishnu, Mahesh. Isso é wahe guru

4.3 – Mul Mantra – 7 minutos
Este mantra dá uma experiência de profundidade e consciência de sua alma. Ele erradica a dor e a tristeza profundas e duradouras. Expande a criatividade e projeta o ser em ação de acordo com o destino. Destacar os trechos com CH para potencializar o efeito do mantra.
Ek Ong Kar
 Sat Nam
 Kartaa Purkh
 Nirbhao
 Nirvair
 Akaal Moorat
Ajoonee
Saibung
 Gur Prasad
 Jap!
 Aad Sach
 Jugaad Sach
 Haibhee Sach
 Nanak Hosee Bhee Sach
O Criador e toda criação são um. Essa é a nossa verdadeira identidade. O Doador de tudo. Além do medo. Além da vingança. Imagem do infinito. Sem nascimento. Auto iluminado, completo no Ser. Este é o presente do Guru. Medite! Verdade primordial, verdade através do tempo. Verdade neste instante, oh Nanak, para sempre verdade.

4.4 – Sat Siri, Siri Akal (Mantra para a Era de Aquário)  – 7 minutos
Com este mantra, reforçamos a condição de ser imortal que somos e promovemos a vitória em todos os aspectos da nossa vida. Não é por um acaso que entoamos esse mantra para uma pessoa que acaba de desencarnar. Ele auxilia essas almas nos primeiros momentos fora do corpo físico, guiando-os “de volta para casa”, a uma realidade imortal e atemporal.
Sat Siri, Siri Akaal
 Siri Akaal, Mahaa Akaal
 Mahaa Akaal, Sat Naam
 Akaal Moorat, Wahe Guru
Grande verdade, grande além da morte, grande além da morte. Verdade é o seu nome. Imagem imortal de Deus. Grande além das palavras é esta Sabedoria.

4.5 – Rakhe Rakhan Har – 7 minutos
Composto por Guru Arjan Dev (o quinto Guru), esse é um mantra de proteção contra forças negativas, internas e externas, que nos impedem de seguir nosso verdadeiro caminho. Ele corta como uma espada todas as energias de oposição ao nosso redor.

Rakhay rakhanahaar aap ubaaria-an
Gur kee pairee paa-i kaaj savaari-an
 Hoaa aap da-iaal manaho na visaari-an
 Saadh janaa kai sang bhavajal taari-an
Saakat nindak dusht khin maa-eh bidaari-an
 Tis saahib kee tayk Naanak manai maa-eh
 Jis simrat sukh ho-i sagalay dookh jaa-eh
Deus ele mesmo está olhando por nós. Nos dá a luz e toma conta de nossas obrigações. Deus é piedoso e nunca nos esquece. Deus os guia, dando-nos pessoas boas para nos ajudar. Deus não permite que o mal chegue até nós. O pensamento em Deus me conforta. Quando eu me lembro de Deus, me sinto em paz e feliz. E toda a minha dor vai embora.

4.6 Wahe Guru Wahe Jio – 22 minutos
Esse mantra reconhece a grandiosidade de uma força suprema que tudo rege. Esse é um mantra de êxtase com o qual nos estabelecemos para a vitória e o direito de se destacar.
  • entoado em Vir Asan (pose de guerreiro), sentado no calcanhar esquerdo, com o joelho e o pé direito no chão, mãos em pose de oração e olhos focados na ponta do nariz.
Wahe Guru Wahe Guru Wahe Guru Wahe Jio
Uau, Deus é ótimo! “ou ” indescritivelmente grande é a Sua Infinita, Sabedoria Suprema “.

4.7 – Guru Ram Das Chant – 5 minutos
Esse mantra é de humildade. Ele abre o 4º chakra para que possamos sentir e irradiar sem esforço o amor universal. Por isso têm-se o costume de entoá-lo com asmãos sobre o centro de força cardíaco. Nele reverenciamos Guru Ram Das (quarto Guru) e sua luz orientadora espiritual e protetora.

Guru Guru Wahe Guru, Guru Ram Das Guru
A primeira parte (Guru Guru Wahe Guru) projeta a mente para a fonte de conhecimento e estase. A segunda parte (Guru Ram Das Guru) significa “a sabedoria que vem como um ser


https://www.youtube.com/watch?v=uRGHU4nviSg