NOSSAS MÃOS... NOSSA CURA 




“Todo amanhã é hoje. Deixem um legado e sejam um com o Infinito e então vocês serão liberados.”
Yogi Bhajan

Muitas são as formas que a tecnologia do Kundalini Yoga nos traz para trabalharmos a cura em diferentes níveis do nosso corpo, mente e espírito, e assim despertarmos a nossa consciência.
Nos kriyas e meditações posturas associadas a posições específicas das mãos são práticas importantes utilizadas para selar o fluxo de energia do corpo num padrão especial. Mudra, que significa “selar”, é o nome usualmente dado a estas posições estabelecidas das mãos que travam, ou selam, e guiam o fluxo de energia e os reflexos para o cérebro.
As mãos são um mapa de energia da nossa consciência e saúde, e trabalhar em suas diferentes áreas nos permite uma conexão com partes específicas do corpo e também do cérebro, representando diferentes emoções e comportamentos. Assim, processos simples como cruzar, esticar, torcer ou apenas pressionar os dedos e as palmas das mãos em posições específicas podem representar a entrada para o nosso sistema de energia corpo-mente.
Nos mudras básicos usados no Kundalini Yoga, a energia planetária e a qualidade dos planetas relacionados com cada um dos nossos dedos cria resultados diversos. Cada vez que o mudra é feito pela junção do polegar com um dedo específico, o ego “sela” o efeito deste mudra na consciência.
A energia do dedo indicador está associada ao planeta Júpiter, representando expansão. Gyan Mudra é formado quando juntamos a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador, em um mudra que estimula o conhecimento, a sabedoria, o poder para computar, e nos dá receptividade e tranquilidade. Este é o Selo do Conhecimento.
Shuni Mudra, o Selo da Paciência, é formado pela junção da ponta do dedo médio com a ponta do polegar. O dedo médio está associado ao planeta Saturno, o mestre que nos traz os desafios, a lei do karma, a tomada de responsabilidade e a coragem de manter o dever. Este é o mudra que nos dá paciência, discernimento e comprometimento.
O Selo do Sol, Selo da Vida, Surya ou Ravi Mudra é formado quando colocamos a ponta do dedo do anel na ponta do polegar. A qualidade do dedo anular está associada ao Sol ou a Urano: o Sol representa energia, saúde e sexualidade; Urano sustenta o fortalecimento do sistema nervoso, da intuição e a mudança. Desta forma, praticar o Surya Mudra nos dá energia revitalizada, fortalece o nosso sistema nervoso, a boa saúde e o poder para vencer.
O dedo mínimo é simbolizado por Mercúrio, que dá rapidez e poder mental de comunicação. Buddhi Mudra, formado pela junção da ponta desse dedo com a ponta do polegar, é o Selo da Clareza Mental e pratica-lo nos abre a capacidade para comunicação clara e intuitiva, e também estimula o nosso desenvolvimento psíquico.
E assim convido vocês a fazerem uma prática diária de reencontro e profundo reconhecimento do enorme poder de cura que habita em cada uma de suas mãos. Pratiquem com amor e consciência, e tragam para o seu momento presente, para o seu “hoje”, cada vez mais oportunidades de se abrirem para o Infinito.
Sat Nam!
Com amor,
Suraj Prakash Kaur (Brasília, 6 de março de 2014)

(As explicações foram extraídas de textos do livro: “The Aquarian Teacher – O Professor Aquariano”)