Kundalini Yoga e a Expansão da Consciência
Por Patwant Kaur

Abri a janela do quarto e um vento gostoso percorreu o ambiente. Um mantra suave me inspira e traz a certeza de que devo colocar pensamentos no papel. Neste momento, não tenho dúvidas ou medo. Estou cem por cento no momento presente e aqui não existe razão para insegurança. Este instante é a única certeza que tenho na vida! Posso sentir o vento frio em cada poro, e o som do mantra entrando nos meus ouvidos.

Sinto-me extremamente feliz por ter feito uma descoberta simples, mas extremamente poderosa, que é a consciência da minha própria respiração. Sempre fui ansiosa, falante, estava literalmente dormindo num padrão de comportamento ruim que não me trazia paz, não me permitia ouvir o que o outro tem a dizer, cultivando hábitos não saudáveis. Vivia na completa falta de auto-observação. Após uma longa caminhada de procura finalmente encontrei o meu remédio, Kundalini Yoga!

Acredito que as pessoas possuem e agem em níveis diferentes de consciência. Muitas precisam de experiências difíceis e puxões de orelha, e este foi o meu caso. Outras, no entanto, conseguem colocar em prática a sabedoria inerente ao ser humano, batem menos a cabeça para seguir adiante, e escolhem um caminho mais suave para chegar até ela.

 Alegro-me por ser um espírito curioso! Se houver um sentimento que não pretendo carregar é a culpa pela negligência de não querer buscar um propósito maior nesta vida. Muitos estão aqui a passeio, mas este não é o meu caso. Sempre quis encontrar sentido nas coisas, me tornar melhor. Jamais desisti da busca do ser integral, corpo, mente e espírito. Sinto-me a prova viva de uma pessoa em pleno processo de expansão da consciência. Mas o que isso quer dizer?

Presumo que um indivíduo neste processo sabe o que significa estar vivo. Está antenado à própria respiração, atos e palavras. Entende o seu papel no mundo, sociedade e natureza. Possui um sentimento de gratidão à vida e compaixão com o próximo que ainda não teve a mesma compreensão sobre as coisas. Um ser em expansão de consciência se esforça para se expressar pelo coração, suprimir o ego e comunicar em sua totalidade.

É o guerreiro que acabou de acordar de um sono profundo e quer se posicionar para a luta. Encara o embate de forma honrada. Vê na dificuldade a oportunidade de aprimoramento e refinamento do próprio espírito.

A técnica do Kundalini Yoga é vigorosa e os seus efeitos são rápidos. Ela nos dá forças para enfrentar dificuldades do cotidiano com sabedoria e elegância. Nesta modalidade usamos o corpo para dar um condicionamento diferente à mente. A prática ajuda a vencer medos e nos mostra que somos maiores que as nossas dores.

Expresso aqui minha profunda reverência aos gurus, mestres e amigos que me auxiliam a avançar nesta caminhada. A Yogi Bhajan, toda minha devoção por ter disponibilizado a tecnologia do Kundalini Yoga ao Ocidente.

 Esta prática é bastante forte e na minha existência chegou como um calmante. A cada dia me sinto mais focada e tranquila. Ganhei expansão respiratória e consequentemente maior conhecimento do corpo e emoções. Este aprendizado conduz a interiorização e nos dá a capacidade de fazer nossa própria auto-cura. Kundalini Yoga ensina a tornarmos professores de nós mesmos.