KIRTAN
do sânscrito - entoar canções sagradas da Índia

Kirtan é cantar os muitos nomes de Deus, e quando essas palavras são proferidas pelos nossos lábios na música, o Infinito é invocado, convidado e manifestado em nossos corações.
Kirtan faz parte de uma antiga forma de Yoga, conhecida como Bhakti Yoga, ou o Yoga da devoção. Estes cânticos são entoados há milênios por sábios, devotos, pecadores, pelos grandes yogis e alquimistas do passado. E, quando o cantamos, tocamos o espírito de milhões de pessoas através dos séculos que cantaram as mesmas canções.
Enquanto cantamos, mergulhamos num rio interminável de oração que está fluindo desde o nascimento dos primeiros seres humanos, ansiando por conhecer o seu Criador.
Kirtan é para todas as pessoas. Não há donos do kirtan, não há especialistas. A prática em si é o Professor, orientando-nos a nós próprios. Kirtan ensina-se a si próprio, permitindo-nos entrar num misterioso mundo - um mundo onde toda a lógica da nossa mente, todo o nosso condicionamento e aprendizagem são deixados fora, permitindo expandir-nos em direção ao mistério.
E, neste mistério, criamos um templo dentro dos nossos corações, um lugar de refúgio, um lugar de amor e compaixão, um lugar de ser e estar, um lugar de santidade... ou o que quer que precisemos.
Kirtan é uma oferenda, uma dádiva para o grande Ser que nos deu tudo, e ao qual não poderemos dar nada em troca, a não ser a nossa sentida e profunda devoção.

Texto escrito por Jai Uttal


RENATO MOTHA E PATRÍCIA LOBATO



Presente nos mercados fonográficos brasileiro e internacional, o duo mineiro formado por Renato Motha e Patricia Lobato, possui 7 CDs e 2 DVD’s lançados, além de 6 álbuns solo, sendo 1 de Patricia e 5 de Motha.
Renato e Patricia têm na canção brasileira sua principal fonte de inspiração e pesquisa, trazendo ainda influências do jazz, da música clássica e contemporânea. Com um trabalho abrangente, transitando de maneira particular por vários gêneros, a dupla apresenta, ao longo da parceria, projetos que a todo momento valorizam e universalizam os sons do Brasil e de Minas.
 Em 2012, o duo lança o álbum duplo Sunni-e, o terceiro na carreira da dupla dedicado ao universo dos mantras, e fazem sua terceira turnê no Japão lançando o novo CD.

Leia mais: http://www.renatomothaepatricialobato.com/renato-motha-patricia-lobato/