A NOVA ERA
Texto retirado do site abaky.org.br

Yogi Bhajan nos ensinou que a Era de Peixes daria lugar à Era de Aquário, em novembro de 1991 e que seriam 21 anos de transição (cúspide) entre uma e outra, portanto terminando em novembro de 2012. A Era de Aquário é a era da experiência, da habilidade e da expansão. É uma era da prosperidade, e ela será contínua para quem for penetrante, preparado e com propósito, quem tiver compromisso, honrar a própria palavra, for consistente e contínuo. O lema da Era de Peixes "Eu quero saber, por favor me ajude" foi substituído por "Eu sei, deixe-me ajudá-lo a levar você lá".
É uma época em que sentimos a aceleração do tempo. As pessoas se sentirão frequentemente sobrecarregadas, estressadas e fatigadas. A pressão do tempo e das transformações poderá acarretar doenças psicológicas e espirituais. "As mais antigas defesas do nosso sistema nervoso humano se acelerarão: nós iremos brigar, retrairmos e fantasiar mais". O desafio é desenvolver a si mesmo para ser, aumentar a intuição, atuar através da mente neutra e ser efetivo. 
Era de Aquário é regida pela consciência, informação e energia. A Era de Peixes foi dominada pelas máquinas e pelas hierarquias. Havia lugares especiais para estudo em áreas remotas – como o Tibete, uma selva fechada, ou um deserto isolado, acessíveis para poucos que podiam qualificar-se ou tinham um destino especial.
O lema da Era de Peixes era 'ser ou não ser'.
"Na Era de Aquário, não há segredos. A informação está disponível. Encontrá-la não é mais o trabalho principal. Nesta Era o lema é 'ser para ser'. Você já é alguém pela graça do Criador. Aceite a sua totalidade e sua conexão com uma existência criativa maior e a expresse com cada ação compromissada. Deixe suas ações demonstrarem sabedoria. Somente estudar, só saber uma verdade não será importante. O valor real virá da verdade incorporada nas ações práticas, no calibre interno e nas qualidades de sua mente e de seu coração. Este é o perfil de um ser humano realizado".
 "Cada pessoa deve aceitar a responsabilidade de elevar e manejar seu próprio estado de consciência para lidar com o estresse constante e muito difundido, a agir e tomar decisões numa vasta gama de problemas transitórios".
"Precisamos de resistência sob o estresse, clareza de valores para tomar decisões e uma nova base para a identidade. Precisamos da habilidade para comandar nosso cérebro, nossa mente e os estados de consciência de modo consciente, através do filtro da intuição, sabedoria e das mentes negativa, positiva e neutra".
"O maior poder serão suas palavras – suas palavras conscientemente projetadas. Essa mudança é radical, não gradativa".
"Chegou a hora da autovalorização. E a questão não é 'ser ou não ser'. A afirmação é 'ser, ser'. 'Eu sou, eu sou'. A hora não é de buscar Deus, mas de ser Deus. O momento não é de adoração a Deus, mas de confiar e habitar no Deus atuante (Karta Purkh)".​​

O CARÁTER DE AQUÁRIO

• Mudança e aprendizado serão contínuos por toda a vida. Devemos manter a flexibilidade física, mental e emocional;
• O intelecto não é suficiente. Precisamos de um novo relacionamento com a intuição, a emoção e instinto;
• A informação não é suficiente. Nem o conhecimento. Precisamos de sabedoria;
• O aprendizado não é suficiente. Precisamos aprender como aprender;
• A complexidade está aumentando, assim como a nossa necessidade de lidar com ela;
• Nosso sentido de identidade pessoal e seu fundamento está mudando;
• Esta é uma era do paradoxo – mais global e mais individual com menos fronteiras e maiores demandas por separações políticas.
• Tudo está mais rápido e nós temos menos tempo. Precisamos de muito mais amor e unidade, pois teremos mais medo e uma enorme insegurança.
• Resistência e desempenho máximo constante são as referências comuns para avaliar todas as pessoas e seus trabalhos. A necessidade é ir para dentro de si e regenerar-se.
• Precisamos de uma reconciliação e integração do lado espiritual com o lado material e tecnológico da vida – um bom estado espiritual para perceber valores e significados.


1º SUTRA:
Reconheça que o outro é você.
2º SUTRA:
Há um caminho através de cada bloqueio.
3º SUTRA:
Quando a pressão estiver sobre você, comece e a pressão se dissolverá.
4º SUTRA:
Compreenda através da compaixão ou você não compreenderá os tempos.
5º SUTRA:
Vibre o cosmo e o cosmo liberará o caminho.