NOMES ESPIRITUAIS






Na tradição da Kundalini Yoga ensinada por Yogi Bhajan, muitos praticantes optam por adquirir um nome espiritual. Ele é a identidade da sua alma e, também, uma ferramenta de meditação que ajuda a elevar a energia através do poder de seu nadh (corrente sonora interna) e do seu significado. O som corrente presente em cada nome contém uma espécie de poder acelerador, de modo que quando você o ouve ou o fala em voz alta, você vibra mais e mais sua verdadeira natureza.

É desafiador vivermos em nossa consciência mais elevada. E, por isso, fazer a escolha de receber um nome espiritual é dar um passo em direção a uma conexão mais profunda com seu “eu infinito”, deixando para trás seus hábitos e padrões antigos.

Cada vez que somos chamados pelo nome espiritual é uma bênção vibratória que lembra nossa alma do propósito pelo qual viemos encarnar na terra neste momento. Ele descreve o destino que a alma deve percorrer nesta encarnação e é, por isso, nosso maior desafio. Ele é um roteiro para o nosso próprio destino espiritual. Depois de ter um, você sabe sobre o que se concentrar e qual caminho seguir.

Os primeiros alunos de Yogi Bhajan começaram a solicitar seus nomes no início dos anos 1970. “Nossos nomes espirituais tornaram-se nossas ferramentas, que diariamente tocaram nossos corações, impactaram nossas palavras e influenciaram delicadamente nossas ações, transformando-nos e liberando-nos das inseguranças do passado”, disse Nirinjan Kaur.

Ter um nome espiritual é um roteiro para reconhecer nossa divindade e graça como uma perfeita criação do Infinito. Nas palavras de Yogi Bhajan, ele “é o destino designado que se torna sua identidade na Terra. É uma identidade celestial; isso é tudo. Você pode não viver para isso; você pode viver para isso. Mas esta é a força orientadora. E é uma oração. Quando alguém me chama de ‘Yogiji’, significa ‘alguém que está unido à alma maior’, ou se alguém me chama, ‘Bhajan’, significa ‘uma canção divina’. E se alguém me chamar ‘Harbhajan Singh’, significa “o leão que canta a canção divina”, é uma oração. É uma oração nas palavras do outro homem. É um chamado. O que é uma oração? É um chamado. É isso aí! E você responde ao chamado. Você se levanta. É uma vantagem e uma maneira de obter as bênçãos de outras pessoas. Isso é tudo – não é grande coisa”. Entretanto, todos que recebem o nome espiritual e passam a adotá-lo em seu cotidiano, sabem que isso significa muito.

Nesta tradição, como parte de seu nome espiritual, as mulheres recebem o sobrenome “Kaur”, que significa “princesa que caminha com poder e graça”, e os homens recebem “Singh” que significa “leão que caminha com coragem e graça”. Usar Kaur e Singh nos ajuda a reconhecer o divino dentro de todos que encontramos e nos ajuda a lembrar de agir com graça em todos os momentos. Guru Gobind Singh, o décimo guru sikh, deu esses sobrenomes a todos os seus seguidores a fim de ensiná-los que a nobreza não pertencia à realeza, mas que, sim, é um direito divino de todos os filhos e filhas do Universo. Ele queria que todos levantassem a cabeça, fossem fortes e agissem com honra e dignidade em todos os momentos.

Khalsa, que significa “puro”, é um sobrenome dado a um sikh batizado. É adicionado depois que uma pessoa decide se tornar um sikh e faz os votos em uma cerimônia de Amrit.
Como posso pedir meu nome espiritual?

Todos são bem-vindos para receber um nome espiritual. Antes de solicitá-lo, considere cuidadosamente que o propósito é abraçar sua identidade espiritual. Medite e se pergunte: “Estou pronto para usá-lo em minha vida?” Depois de recebê-lo, medite nele e visualize como integrá-lo em seu dia-a-dia. Este nome não é um apelido, tendência, modismo; expressa sua identidade como um ser espiritual.

Embora seja possível que, a princípio, seu nome espiritual não lhe seja familiar, ele pode ajudá-lo a ir além das limitações auto-impostas e a se colocar em um lugar íntimo e calmo dentro de seu próprio ser, estabelecendo o que você realmente é, através do poder da sua corrente sonora e da profundidade do seu significado.

Durante sua vida, Yogi Bhajan deu milhares de nomes espirituais aos seus alunos e a qualquer pessoa que os solicitaram. “O que fazemos é que consideramos o seu passado, calculando seu destino e dando a você um nome ‘alvo’. Essa é a jornada que você tem que percorrer. O nome espiritual estabelece o padrão, a base”.

Nirinjan Kaur, chefe de gabinete de Yogi Bhajan, foi treinada pessoalmente por ele por mais de 30 anos em seu método de determinar os nomes, baseado na data de nascimento e em um tipo especial de numerologia. Por vezes, o Siri Guru Granth Sahib (escrituras sagradas dos sikhs) é usado como um recurso. Antes de sua morte em 2004, Yogi Bhajan deu sua bênção a Nirinjan para que ela pudesse dar continuidade a seu trabalho de dar nomes espirituais àqueles que os solicitassem.

Para mais informações e solicitação do nome espiritual, acesse o site: https://www.3ho.org/spiritual-names/request-spiritual-name


* Texto retirado do site abakybrasil.org.br