KUNDALINI YOGA:
O YOGA DA CONSCIÊNCIA*

* www.abakybrasil.org.br

A tecnologia do Kundalini Yoga ajuda o corpo e a mente a se integrarem. O cérebro e toda a função neuro-hormonal se ajustam, resultando em benefícios concretos e rápidos sobre a saúde, vigor e clareza mental dos praticantes.

A prática regular do Kundalini Yoga ajusta o sistema glandular e fortalece o sistema nervoso nos tornando aptos a darmos respostas mais éticas, criativas e eficazes aos desafios que nos são apresentados em nossa vida diária. Permite também que reavaliemos os nossos hábitos, nos dando consciência sobre seus impactos em nossas vidas e a liberdade para agirmos diferentemente.

Kundalini Yoga é uma ciência que une a nossa consciência finita e limitada a uma consciência infinita e ilimitada. O Mestre de Kundalini Yoga Yogi Bhajan deixou inúmeras séries de poses, chamadas kriyas, com objetivos ou benefícios determinados, compostas por asanas (posturas), mudraspranayamas (respiração), mantras, meditações e relaxamento.

As aulas de Kundalini Yoga possuem 90 minutos de duração e acontecem semanalmente. Nelas, os estudantes meditam e experimentam os exercícios em grupo. Entretanto, a prática do Kundalini Yoga estende-se para a vida cotidiana de cada estudante, por meio de seu estilo de vida consciente e comprometido com a saúde, compaixão e o amor ao próximo. Os praticantes são estimulados a usarem roupas leves, claras, de algodão e que permitam movimentos. Muitos, aos moldes dos professores, usam cobrir a cabeça com um tecido de algodão ou turbante, pois essa ferramenta atua no ajuste da caixa craniana, trazendo mais foco, clareza e equilíbrio energético.

DEZ DIREITOS DE QUEM APRENDE KUNDALINI YOGA
Na condição de aprendiz de Kundalini Yoga conforme ensinado por Yogi Bhajan®, você tem direito a:

1. Ter uma sala de aula segura, limpa e acolhedora.
2. Receber um tratamento gentil, respeitoso e honesto.
3. Receber um tratamento de igualdade e sem discriminação.
4. Escolher livremente onde e com quem você aprende Kundalini Yoga.
5. Receber os ensinamentos puros do Kundalini Yoga conforme ensinado por Yogi Bhajan®.
6. Praticar Kundalini Yoga e Meditação considerando seu nível de conforto, sua capacidade e o cuidado consigo, respeitando as necessidades dos outros.
7. Ter uma relação profissional, respeitosa e digna com quem lhe ensina.
8. Praticar Kundalini Yoga sem nenhuma pressão pessoal, sexual, financeira ou política por parte de quem lhe ensina.
9. Respeitosamente fazer perguntas, levantar dúvidas ou expor queixas, de maneira aberta ou anônima, e receber respostas honestas e uma consideração justa, sem medo de ridicularização ou retaliação.
10. Aproveitar sua jornada no Kundalini Yoga!​

* Esse documento foi preparado pela organização Ethics & Professional Standards - Conscious Conflict Resolution (EPS), ligada a 3HO, ao KRI, ao Sikh Dharma International e ao Sikhnet.