O Primeiro Chakra
MULADHARA

“O Prana, a força da vida, dá poder aos chakras limpando os bloqueios para o livre fluxo de energia através deles. O Kundalini Yoga facilita esta limpeza ao equilibrar e maximizar o funcionamento do corpo, da mente e do espírito”.




O Primeiro Chakra (Raiz) - MULADHARA
alicerce, sobrevivência, segurança, hábito, auto-aceitação

  • LOCALIZAÇÃO: extremidade final da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais
  • ÓRGÃO / GLÂNDULA: órgãos de eliminação; ânus e intestino grosso
  • COR: vermelho
  • ELEMENTO: Terra
  • QUALIDADES: pés no chão, centramento, segurança, lealdade, estabilidade, funções de eliminação saudáveis
  • SOMBRA: medo, insegurança, sensação de não-pertencimento
  • DESEQUILÍBRIO: constituição física fraca, problemas de eliminação, resistência física e mental reduzidas, perversões sexuais 


O Muladhara é o primeiro dos nossos oito chakras principais e uma de suas facetas é ter as qualidades e as funções da terra, significando o passo final da manifestação no domínio dos sentidos.
É área mais velada ao espírito e a mais profundamente envolvida nas ilusões de separação, solidão e tangibilidade, representando o funcionamento da mente e das emoções quando somos mais inconscientes.
A importância de tal atividade inconsciente do Primeiro Chakra é o seu funcionamento como um repositório dos profundos padrões instintivos que nós usamos para sobreviver.
 Ele é o domínio dos hábitos e a região dos comportamentos automáticos.
Quando a energia está no nível do Primeiro Chakra, a pessoa fica preocupada com as questões básicas de segurança e sobrevivência.
O Primeiro Chakra está associado à eliminação, que se aplica tanto no nível físico quanto nos níveis mental e emocional.
Pensamentos que se tornam obsessivos, tristeza que não passa e depressão, por exemplo, precisam da força de eliminação deste chakra.
O Primeiro Chakra está também associado ao sentido do odor, e o seu funcionamento adequado promove a eliminação de toxinas responsáveis pela emissão de cheiros fortes e desagradáveis.
A composição exata do odor corporal varia conforme o funcionamento da frequência geral da consciência, devido à mistura das atividades glandulares que acompanham os chakras envolvidos.
Este é o princípio da Aromaterapia.
Quando o Primeiro Chakra está funcionando perfeitamente e de maneira bem integrada com os demais chakras as suas funções de eliminação, de estabelecer alicerce e de reduzir coisas complexas a elementos comuns nos dão pureza, segurança e universalidade.
Para isto, nós precisamos aprender a nos concentrar em nossos chakras e a utiliza-los conscientemente.


Com amor!
Suraj Prakash Kaur
(Patrícia Seixas)
Brasília, 1º de novembro de 2015.







Fontes de pesquisa:
1. The Aquarian Teacher - O Professor Aquariano (por Yogi Bhajan, PhD)
2. The Chakras - Kundalini Yoga as taught by Yogi Bhajan