Os Chakras

“Os homens de grande conhecimento verdadeiramente descobriram os chakras - seu funcionamento, suas pétalas, seus sons, sua infinidade, seu correlacionamento e seus poderes. Eles viram que a vida de um ser humano é totalmente baseada nestes chakras. Desenvolveram uma ciência completa. Esta ciência total deu origem ao Kundalini Yoga. Foi assim que nasceu o Kundalini Yoga”.
- Yogi Bhajan –


Sat Nam!
Eu convido vocês a perceberem e se relacionarem com os Chakras em uma jornada pelos ensinamentos deixados por Yogi Bhajan a respeito deste tema. Seguem abaixo algumas informações iniciais e nas próximas semanas vocês terão contato com cada um dos chakras, em textos específicos.

O corpo humano é como um instrumento musical que contem 72 cordas. Cada corda, ou sur, atua como um meridiano que vibra com o fluxo de energia da vida – o Prana.
O influxo da energia cósmica dentro do corpo desce em cascata pela coroa da cabeça (o Décimo Portão), como uma queda d'água, e se acumula em reservatórios ou vórtices - os chakras.

As 72 cordas são controladas por três cordas ou canais centrais: os canais esquerdo (ida) e direito (pingala), em cada lado da coluna, e o canal central que sobe pelo meio da coluna (sushumana).

Os três primeiros chakras são conhecidos como Triângulo Inferior enquanto o quinto, o sexto e o sétimo chakras são conhecidos como Triângulo Superior.
O quarto chakra, o Chakra do Coração, é o ponto de equilíbrio entre os demais e onde a experiência muda de "mim para Ti" ou de "mim para nós".

Os chakras do Triângulo Inferior focalizam a eliminação e a redução, e são equilibrados pelos chakras do Triângulo Superior, que acumulam, criam e refinam.
Sete dos chakras correspondem a áreas do sistema endócrino ou aos plexos nervosos do corpo físico. O oitavo chakra corresponde à Aura ou Campo Magnético do Corpo.

Os chakas superiores vibram com a liberação de cada pensamento independente da mente.
Estas vibrações, ou padrões de pensamento, "puxam" as cordas que vibram em 72.000 canais. A vibração das cordas cria então a forma e a função do corpo físico, do corpo emocional e do corpo mental.
É como se você tocasse uma corda em um instrumento e a harmonia da corda vibrando formasse uma figura no ar.

Os chakras afetam as nossas percepções, os nossos sentimentos e as nossas escolhas. Pranificar e equilibrar os chakras abrem os nossos sentidos e nos tornam mais receptivos.


Fontes de pesquisa:
1. The Aquarian Teacher - O Professor Aquariano (por Yogi Bhajan, PhD)
2. Kundalini Yoga, programa para aluno iniciante - Livro do professor (Kirn Jot Kaur)

Com amor!
Suraj Prakash Kaur (Brasília, 1º de novembro de 2015)